Folclore 2023: Semeando Cultura, Colhendo Tradição

No mês de agosto, A Unicentro promoveu o XXXVI Encontro da Arte Folclórica repleta de apresentações artístico-culturais de grupos e artistas da cidade e região. Integrando a programação, a exposição Folclore Brasileiro: Identidades trouxe retratos de acervos pessoais e objetos cedidos, principalmente, pelo CEDOC – Centro de Documentação e Memória da Unicentro, dialogando com as múltiplas identidades culturais do povo brasileiro.

O evento de 2023 teve como tema “Semeando Cultura, Colhendo Tradição” e a abertura foi com 0 Grupo Folia do Divino de Pinhão e a apresentação do Grupo de Teatro da Unicentro com a peça “Reza”. A noite do “Folclore em Movimento”, contou com apresentações variadas: dança e música do grupo Zafirah Gold e Outono Dourado da Unati, espetáculo solo da dançarina e professora Pâmela Greicy Annes, apresentação da Fundação Cultural Suábio-Brasileira e do Stúdio Alba Domingues; e, também, com a “Mostra Instrumental de Gaita-Ponto” proposta pelo músico Lucas Sequinel com a participação de Adryan Somenzi e Felipe Maia.

Cumprindo seu papel educativo, o evento promoveu uma roda de conversa com o professor Dejair Dionísio sobre “Identidade e Ancestralidade” dialogando com a exposição “Folclore Brasileiro: Identidades”; momento que houve a presença de acadêmicos da Unicentro e alunos do CEEP Arlindo Ribeiro – Colégio Agrícola de Guarapuava. Em mais um momento educativo. a Diretoria de Cultura promoveu “Folclore e Educação”, um encontro entre, alunos das redes municipal e privada com várias formas de arte e cultura proporcionado por meio de um quiz cultural e apresentações artísticas. Dentre essas apresentações, os Corais Opus III e Unicanto, Escola Padre Estanislau Cebula, Colégio Lobo, Lucas Sequinel e alunos, Cesar Quadros e o Grupo de Danças Gauchas Querência Galponeira.

Houve também os espetáculos Noite Italiana e Noite Ucraniana, com os o Grupo Folkloristico Italiano Ânima e o Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka de Prudentópolis. O encerramento ficou com as apresentações Djankaw Kilombola do Coletivo Cultural e Artístico Quilombola Paiol das Artes com uma performance de dança-afro “Poéticas da Corpa-Encruzilhada” e de Márcio Ramos com a peça “Baxô” do Coletivo de Arte Teatro das Catacumbas, acompanhado de Lucas Macedo e Lucas Sequinel. Confira abaixo cliques do Encontro da Arte Folclórica de 2023.