
Exposição “Artes Visuais e Cultura em Guarapuava: Territórios, Diversidade e Memórias”
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio da Diretoria de Cultura, realiza a exposição “Artes Visuais e Cultura em Guarapuava: Territórios, Diversidade e Memórias”, que irá integrar a programação do Paraná Faz Ciência 2025.
A exposição propõe um diálogo artístico e sensível sobre como a cultura e as artes visuais expressam e reinterpretam territórios, espaços. O tema busca valorizar nossa pluralidade cultural, incluindo memórias coletivas e individuais, diversidade de narrativas e formas de pertencimento. Cada artista contribuiu com sua visão, seja por meio da pintura, fotografia, escultura, arte têxtil ou outras linguagens visuais, criando um mosaico que reflita a riqueza e nossa complexidade cultural. Assim, apresenta um panorama vivo e representativo das expressões artísticas de talentos locais, fortalecendo a identidade cultural e promovendo o diálogo entre arte, ciência e comunidade. Artistas que compoem a exposição: Alex Kua, Celine Boava, Claudia Batista, Dani Leela, Djankaw Kilombola, Érica Gomes, Gabriel Geister, Joice Tesseroli, Jojo Santos, Lucia Virginia, Marcia Carazzai, Marine Carboni, Micheli Lima, Patty Souza, Ravi França e Tuda Gasparetto.
A mostra abriu no dia 11 de setembro, com uma apresentação de dança de Daiany e Teddy Turatti, e ficará até 3 de outubro de 2025, no Centro de Exposições do Campus Santa Cruz, em Guarapuava.