
“Saberes do Quintal” por Renata Kempf
A Diretoria de Cultura da Unicentro inicia suas atividades com a exposição “Saberes do Quintal” da pesquisadora em estudos de gênero, campesinato, comunidades tradicionais e agroecologia, Renata Kempf. Sua exposição dá luz aos saberes e fazeres de mulheres camponesas e quilombolas, resultado da sua pesquisa de doutorado – “Saberes e fazeres de mulheres camponesas e quilombolas nas agriculturas: produzindo formas de resistências e existências” – que recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese e o Prêmio UFPR de Excelência Acadêmica. A abertura será no dia 13 de fevereiro, às 19h.
Das imagens
As imagens expostas nesta coleção são fruto de uma pesquisa etnográfica que dialoga com os saberes e fazeres de mulheres camponesas e quilombolas, revelando suas estratégias de trabalho e transmissão de conhecimento. A pesquisa resultou na tese de doutorado intitulada “Saberes e fazeres de mulheres camponesas e quilombolas nas agriculturas: produzindo formas de resistências e existências”, que recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese de 2023. As imagens convidam o público a mergulhar nas histórias, práticas e lutas de mulheres camponesas e quilombolas em diferentes contextos do Brasil. Por meio da fotografia, esta mostra captura mãos, rostos e paisagens que refletem o cotidiano de resistência dessas mulheres. A exposição busca conectar a ciência e a arte à luta pela regularização fundiária e pelos direitos das mulheres camponesas e quilombolas, ampliando as vozes que resistem no Brasil rural.
Da fotografa
Renata Kempf, nascida no interior de Pinhão-PR, é pesquisadora com foco em estudos de gênero, campesinato, comunidades tradicionais e agroecologia. Utiliza a imagem como metodologia de pesquisa e ferramenta de divulgação científica, registrando saberes tradicionais e práticas de resistência em comunidades rurais. Economista formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), é doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Sua pesquisa de doutorado recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese e o Prêmio UFPR de Excelência Acadêmica.
