I Roda de Choro

I Roda de Choro

A Oficina Prática de Conjunto em Ritmos brasileiros em parceria com a Unicentro promove a primeira Roda de Choro no Campus Santa Cruz, aberta a toda a população em geral, no dia 10/05, às 19h.

O Choro entra na cena musical brasileira em meados do século XIX como uma linguagem que surge da mistura entre ritmos africanos e as danças de salão trazidas da europa, passando a serem executadas de uma maneira única no Brasil principalmente por funcionários públicos, operários têxteis, barbeiros negros, mestiços e pessoas da classe média, imprimindo uma forte identidade brasileira, que acabou também por exercer grande influência na formação do samba carioca. Nesse primeiro período do Choro se destacam os compositores Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Já no início do século XX, se consolida como gênero e linguagem da música urbana no Brasil, tendo como principais representantes Pixinguinha e Jacob do Bandolim, grandes expoentes que elevaram o Choro musicalmente com suas lindas melodias e improvisos, contando até a atualidade com inúmeros musicistas que carregam na alma essa maneira de se expressar.

Esta primeira edição da Roda de Choro contará com a presença dos músicos da Oficina de Ritmos brasileiros da Unicentro, ministrada pelo pesquisador e músico Lucas Sequinel, tendo como convidados o grupo Samba da Flávia(Integrantes: Flávia Pilati, Flávia Almeida, Hellen, Gabriel e Lucas Sequinel) e o artista guarapuavano que atualmente reside em Curitiba Jonathan Bemol, no Saxofone Tenor. Também contará com a projeção de desenhos em tempo real do artista plástico Helvio Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *