Nossa Luta – a perseguição aos negros durante o Holocausto
A III Exposição itinerante do Museu do Holocausto: Nossa Luta – a perseguição aos negros durante o Holocausto inicia dia 13 de maio e vai até o dia 07 de junho, no Centro de Exposições do Campus Santa Cruz / Unicentro. A abertura será com a conferência Do 13 e maio ao 20 de novembro: sentidos de liberdade da Profa. Dra. Gesualda dos Santos Rasia da UFPR, às 19h30.
A exposição faz parte do VI Colóquio Internacional Museus, Arquivos: Discursividades, História, Memória em Cena que inicia no dia 03 de junho e encerra no dia 07 do mesmo mês.
O “VI Colóquio Internacional Museus, Arquivos: discursividades, história, memória em cena” tem como objetivo aprofundar questões relacionadas a museus, arquivos e memórias. Por meio do evento é possível realizar trocas entre universidades, estudantes e pesquisadores que trabalham com a temática ou que têm apreço pelo tema. “Nós vamos tratar da perseguição aos judeus durante o Holocausto. Mostrando também que não foram só os judeus que foram perseguidos, mas também negros, ciganos, homossexuais, crianças e deficientes físicos. A exposição vai tratar, mais especificamente, da perseguição aos negros, e coincidentemente a data de abertura da exposição faz alusão ao dia 13 de maio, data que marca a abolição dos escravos”, ressalta a professora Maria Cleci, coordenadora do projeto.