Abertura de [Mu]Danças de Ex-posição: fotografia e performance
Na abertura de [Mu]Danças de Ex-posição, a artista Claudia Batista realizou uma performance que surpreendeu e emocionou os expectadores. Confira um pouco mais sobre a vida e a obra da artista com o texto de Carina, amiga de Claudia, e imagens da performance realizada no dia 04 de julho de 2023.
Posição 1: Natural de Cascavel, primeira filha de Lucy Menon e Orli Batista. Pelo contexto do trabalho do pai, durante a infância, mudou de cidade várias vezes, isto é, teve sua visão ampliada e estimulada, para conhecer outros lugares. Desde dos 7 anos, começou a estudar piano, ballet e a outra paixão era o par de patins.
Posição 2: Casou com 20 anos, aos 22 anos tornou-se mãe pela primeira vez, nasce: Ian. E aos 25 anos, deu a luz, a Giovanna. Produz pães e cerâmica.
Posição 3: Escolheu estudar arte-educação na Unicentro, atuou como professora de arte-educação desde 2008 na rede pública do Estado do Paraná.
Ex-Posição começa em 2009, com Acidente Vascular Cerebral isquêmico. Ficou dois anos sem falar, com sequelas severas no lado direito. A partir de então, inicia uma retomada ao próprio corpo, ocupar um corpo diferente, com movimentos diferentes, potente de todos os estímulos que já havia recebido e intensificado. Sentiu um Escafandro colocado na potência artística e presa, se liberta. Liberta-se dos estigmas sociais, que leem a deficiência como dificuldade. Percebe que as correntes do aprisionamento podem ser puxadas, removidas. Escafandro imposto, aprende que tudo é possível. Sessões de reabilitação com fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia…
Mudou a dança, mudou a fotografia, a música, a argila. Sem patins nós pés, Claudia caminha, dança e fotografa o mundo que redescobre e reinventa diariamente.
(Carina Silva)