FotoJornalismo – Reportagens, documentários e ensaios

O Centro de Exposições Culturais do Campus Santa Cruz recebe entre 17 e 31 de julho mais de 100 trabalhos dos alunos de jornalismo

O campus Santa Cruz da Universidade Estadual de Centro-Oeste (Unicentro) será palco de uma exposição fotográfica repleta de informações e emoções. Vinte e dois estudantes do curso de Jornalismo, matriculados na disciplina de Fotojornalismo no ano de 2022, selecionaram produções do período para exibição na mostra que leva o nome da disciplina. A abertura oficial está programada para o dia 17 de julho, às 11h, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro, e permanecerá aberta à visitação da comunidade até o dia 31 do mesmo mês.

A exposição contará com uma disposição cuidadosamente dividida entre reportagens, documentários e ensaios individuais, todos desenvolvidos a partir de atividades específicas. Os visitantes terão a oportunidade de explorar diversas temáticas relacionadas a Guarapuava e região, tais como a vida cotidiana, a beleza do Salto São Francisco, a torcida pela seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2022, o encanto do Coral dos Anjos, a importância da merenda escolar, os desafios enfrentados por mulheres empreendedoras e trabalhadores informais na cidade, a cultura e tradições gaúchas, a realidade dos moradores de rua e a presença indígena em torno de Guarapuava, além de questões relacionadas à mobilidade urbana, entre outros temas relevantes.

O Professor Dr. Francismar Formentão, responsável pela disciplina e orientador dos trabalhos expostos, destaca que “é parte do trabalho jornalístico e do aprendizado sua publicação e leitura, por meio da exposição todos podem conferir os trabalhos e acontece a extensão universitária”. A acadêmica Mariana Huller afirma que “É uma experiência ótima poder mostrar nosso trabalho, isso agrega muito para nosso currículo, além de devolver para a comunidade as experiências que tivemos durante o ano”. Ela também convida toda a comunidade para participar dessa experiência imersiva, desfrutando do gratificante resultado alcançado ao término da disciplina.

O quê: Exposição FotoJornalismo;

Onde:  Centro de Exposições Culturais do Campus Santa Cruz, Unicentro;

Quando: Entre 17 e 31 de julho de 2023.

Outras informações

– Acadêmica Amanda Borges, amandacborges40@gmail.com,  42 9 9867-0224, Estudante de jornalismo, autora participante da exposição;

– Prof. Francismar Formentão, francismar@unicentro.br, 42 9 9950-2693 (Apenas WhatsApp), Orientador/Curador;

– Departamento de Comunicação – Decs, 42 3621-1088.