Unicentro lança desafio sobre poesia e literatura para toda a comunidade

Por: Sabrina Ferrari

O desafio “Escreva sua poesia de lombada e não deixe o tédio vencer” tem o intuito de exercitar a criatividade. A participação no projeto tem sido on-line. Como forma de proporcionar entretenimento e aprendizado durante a pandemia, momento em que os alunos estão estudando pelo Ensino a Distância, a Diretoria de Cultura da Unicentro (Dirc) lançou o desafio “Escreva sua poesia de lombada e não deixe o tédio vencer”. O intuito da ação é fazer com que as pessoas exercitem a criatividade.

De acordo com a representante da Dirc, professora Níncia Teixeira, toda a comunidade é convidada para participar do projeto. Para isso, as pessoas podem reunir os livros que já tem em casa e observar como os títulos podem servir de material para uma nova criação poética. “O projeto Poesia de Lombada foi feito para que exista uma interação com a comunidade nesse tempo de pandemia. Ele consistiu em juntar as lombadas de livros e fazer pequenos versos”.

O DESAFIO

Assim, os participantes do desafio devem empilhar livros ordenadamente para que formem textos coerentes a partir dos títulos que são descritos na lateral de cada obra. Conforme a Coordenadoria de Comunicação Social da Unicentro, a brincadeira nasceu na década de 1990 nos Estados Unidos e já serviu de inspiração para concursos e exposições em todo o mundo.

“Pela Unicentro, a participação no projeto Poesia de Lombada tem sido on-line. O criador dos versos fotografa a pilha de livros, transcreve o texto formado e publica nas redes sociais, marcando o perfil da Dirc no Instagram ou no Facebook“.

PARTICIPAÇÃO

Segundo Níncia, o desafio já ganhou diversos adeptos e continua inspirando pessoas para o fazer poético a partir da tangibilidade dos livros. “Nós já recebemos mais de 50 participações, o que quer dizer, então, que a cultura é o que nos salva nesse tempo tão caótico que nós estamos vivendo em meio a pandemia. Para quem quiser participar é só enviar para a Diretoria de Cultura na mídia social”.

Rita Ramos é professora de Literatura em Guarapuava e participou da ação. De acordo com ela, o processo criativo para a poesia de lombada a pegou pelo coração. “Me pegou primeiro pela questão das leituras, dos livros em si, o objeto livro. E como eu tenho muitos livros em casa, eu na hora achei que teria que fazer alguma coisa. Então, eu juntei livros e não tive um determinado assunto, não veio algo assim na minha cabeça, eu fui buscando uma construção, buscando alguma coisa que eu pudesse formar, fazer uma redescoberta semântica, uma redescoberta poética, uma redescoberta que fosse conexa e que fosse poética”.

Após uma cuidadosa seleção, Rita construiu a poesia mesclando títulos de autores nacionais e internacionais.

Falando ao pé da letra/ O coração é um caçador solitário e Um homem bom e difícil de encontrar…/ Homens imprudentemente poéticos/ Quase memoria, uma Felicidade clandestina… mas/ O mundo se despedaça/ é Primavera num espelho partido…/ Nada!/ Chega o Tempo de migrar para o norte/ Achar Uma casa no fim do mundo/ (E lá ele dizer:) Existo, Existo, Existo!

Conforme Rita, é preciso acreditar na literatura como uma opção para abrir horizontes sem precisar sair de casa. “Quem gosta de ler nunca fica só. O tempo passa, a tristeza passa. O Saramago fala algo mais legal ainda que é ‘a leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar’. Já pensou em redescobrir a leitura?”.

Por enquanto, as poesias de lombada estão sendo postadas nas redes sociais da Diretoria de Cultura da Unicentro, mas uma exposição física, chamada Varal da Lombada, está programada para quando as atividades presenciais forem retomadas pela universidade.