Mesa Redonda discute política e gênero na comunicação

Mesa Redonda discute política e gênero na comunicação

Summary

A semana de comemoração dos 20 anos do departamento de comunicação social da Unicentro se encera com uma rodada de mesa redonda sobre a Comunicação política

Na manhã desta sexta-feira(02), as comemorações dos 20 anos dos cursos de comunicação chegaram ao quinto dia de atividades. Para encerrar a semana, os alunos participaram da mesa redonda no formato online com egressos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

O tema da mesa foi “Comunicação Política” e para dar ênfase nas discussões, foram convidados a jornalista Paula Andreoli e o publicitário Romão Matheus Neto, com mediação do professor e mestre André Justus.

Nas discussões ambos ressaltaram sobre a importância da formação acadêmica para a vida profissional, além de destacar a pesquisa como um divisor de águas para ambas as carreiras, pois foi através delas que os egressos puderam instigar suas inquietações e espelhá-las em suas pesquisas e dissertações.

“É gratificante em vários sentidos. O mercado valoriza hoje quem tem o currículo completo. Por mais que a pesquisa tenha sofrido nesses últimos tempos, é gratificante. Se não fosse a paciência dos professores em contribuir com as minhas pesquisas e as oportunidades que surgiram, eu não estaria aqui”, comentou a jornalista, Paula Andreoli.

“A nossa formação na Unicentro é bastante completa e ela foi essencial para chegarmos onde chegamos hoje. É muito legal fazer iniciação científica porque é nela que a gente se descobre, pulei de vários temas para chegar no que realmente gostaria de pesquisar”, conta o publicitário, Romão Matheus.

 

Sobre os convidados

Paula Andreoli, é jornalista formada na Unicentro, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, mestranda em Comunicação com ênfase em Política e Atores Coletivos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e especialista em Comunicação Eleitoral e Marketing Político (Estácio de Sá).

Atualmente, a jornalista trabalha na câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul.
Paula se interessa desde a graduação em pesquisar temas relacionados com a política, e isso foi perceptível desde a graduação. Após terminar sua primeira iniciação científica, com os olhos mais abertos e cada vez mais inquietos, a jornalista se deparou com um dilema, os movimentos sociais de 2013.

No entanto, não foram os movimentos que a incomodaram, mas perceber a dualidade de versões em que a mídia e a televisão divulgavam esses movimentos, em 2015 se dedicou a estudar de que modo a internet influencia a agenda da televisão. Atualmente, Paula é referência no tema de Comunicação Pública.

Romão Matheus Neto, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR, mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Romão é egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unicentro e tem como temas de pesquisa: comunicação e cultura, comunicação e gênero, representações sociais, e narrativas audiovisuais.

Romão, pesquisa política com uma perspectiva diferente da de Paula, ele se dedica atender e interpretar os significados dos elementos visuais dispostos em novelas, como foi o caso da sua primeira iniciação científica, até uma análise dos filmes da Walt Disney, mais especificamente da franquia Mulan, tema de seu Tcc, chegando a cultura K-Pop, os quais são objeto de suas pesquisas atuais.

Texto: Gabriela Ukracheski

Edição: Valéria Almeida e Milena Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *