Intercom Sul 2023: confira resultado do Expocom e balanço da coordenação do evento
A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação é a maior instituição de pesquisa em Comunicação do Brasil, e todo ano, realiza cinco congressos regionais e um congresso nacional. Neste último feriado, aconteceu em Guarapuava, o Intercom Sul, reunindo mais de 900 congressistas em 3 dias de evento.
Foram quase 300 trabalhos concorrendo ao prêmio Expocom; 89 apresentações no Intercom Júnior, espaço destinado à exposição das pesquisas de estudantes de graduação; 44 exposições nas Divisões Temáticas; além de 10 minicursos e 4 oficinas oferecidas aos participantes.
“Foi uma grande alegria receber esses quase mil congressistas nesses três dias de Intercom Sul. Toda comissão organizadora se empenhou para que o Congresso fosse um sucesso. Estamos muito felizes com o resultado”, destacou a Diretora Cultural e Coordenadora Local do Intercom Sul, Ariane Pereira.
Premiação do Expocom
Além das palestras e exposições de pesquisas, a Intercom conta também com uma mostra competitiva laboratorial, que premia os melhores trabalhos produzidos em cada região do país.
Os ganhadores se classificam para o congresso nacional, que este ano acontece em duas etapas e de maneira híbrida. A primeira, online, será em agosto. Já a fase presencial acontece no mês de setembro, em Belo Horizonte.
Expectativa a mil para a premiação, discentes de várias universidades competiram com 291 trabalhos concorrendo nas 62 categorias das modalidades de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Transdisciplinar, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet.
Confira a lista dos vencedores em cada uma das categorias aqui.
Unicentro garante 10 troféus do Expocom
Pela primeira vez na história da Universidade Estadual do Centro-Oeste, a instituição garante 10 troféus do prêmio Expocom. E o recorde já começou antes mesmo da premiação, afinal de contas, após a etapa de avaliações online, 29 trabalhos da universidade foram selecionados como finalistas em suas categorias.
Dez trabalhos da Unicentro foram considerados os melhores nas categorias: Roteiro de filme de ficção; Direção de Fotografia; Ficção em vídeo; Pesquisa Mercadológica; Outdoor; Projetos de Extensão; Projeto de Assessoria de Imprensa; Jornal-laboratório; Produção Laboratorial em videojornalismo e telejornalismo; e Produção em Fotojornalismo.
Para a chefe do Departamento de Comunicação Social, professora Layse Nascimento, o resultado é reflexo do trabalho desenvolvido. “Eu atribuo esse sucesso ao trabalho conjunto de professores e alunos. Porque a gente sabe que os professores nas suas atividades propõem coisas práticas de desenvolvimento de produtos e os alunos se envolvem, mas o empenho do professor para que isso ocorra é fundamental. Para que um trabalho tenha qualidade para poder competir com tudo isso. O que mostra justamente isso, que nós estamos no caminho certo”, finalizou.