Expocom: oportunidade, visibilidade e voz

Primeiro dia do Intercom Sul 2023 encerrado com sucesso! Além dos eventos de abertura, hoje também ocorreram as apresentações de trabalhos do Expocom ao longo do dia.

O Expocom é a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, uma premiação destinada aos melhores trabalhos produzidos pelos graduandos (as) e recém-graduados (as) da área. Assim, no dia de hoje foram apresentados presencialmente os cinco trabalhos que foram melhor avaliados em cada modalidade do evento, os vencedores podem disputar na etapa nacional do Expocom.

Sobre o dia de hoje, o coordenador geral do evento, Genio Nascimento, salienta o êxito do evento.“Foi ótimo. Não tivemos nenhum problema, poucas ausências pelo que pudemos perceber. Os trabalhos que já tínhamos avaliado previamente são muito bons. E agora é só ficar na expectativa aí da premiação pra ver quem vai levar os prêmios.”

Não é só um evento

Além da expectativa para saber quem vai levar o prêmio e ir para a fase nacional, o evento ainda proporciona a integração entre congressistas de todos os cantos e a valorização da pesquisa, ensino e extensão pelas exposições públicas dos trabalhos.

A participante Jaine Vergopolem é estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trouxe a sua visão do que é ir para o Expocom. “O maior ganho com isso é dar voz às coisas e o Expocom me trouxe uma esperança de novo. Eu acabei me perdendo durante a faculdade e quando eu tento um trabalho em algo assim, me deu força de novo para que eu acreditasse realmente que estou no caminho certo”, revela Jaine.

Bruna Luiza Buratto foi a mediadora de uma das sessões que ocorreram durante a tarde de hoje. Como formada na área da Comunicação, ela reflete sobre o papel do evento para os futuros comunicadores. “Esse espaço que o Expocom proporciona é maravilhoso e uma grande oportunidade para todos os alunos da graduação e é muito importante termos esse espaço para valorizar a produção científica.”

“Todos os trabalhos de hoje tinham nuances diferentes e pontos de vista diferentes.”, relata Bruna sobre as suas impressões. “E aí a gente vê como os três pilares tão formando esses alunos. Eles trazem a questão do ensino, da pesquisa e da extensão. A gente vê o desenvolvimento técnico, o olhar crítico, as reflexões, a abordagem, até a forma de apresentar. Então é um espaço muito rico e eu fico muito feliz de participar, de poder colaborar nesse momento.

Programação dos próximos dias

O Intercom Sul continua a todo vapor. Na sexta-feira (09/06) ocorrerão as apresentações do Intercom Júnior durante a manhã e das Divisões Temáticas à tarde. A partir das 18h, no auditório Francisco Contini na Unicentro, há a Conferência “Comunicação e Políticas Científicas: desmonte e reconstrução” com o convidado Juremir Machado da Silva.

No sábado (10/06) as oficinas têm início às 8h, lembrando que a inscrição é gratuita e por ordem de chegada. A partir das 12h inicia a cerimônia de encerramento e a premiação do Expocom, também no Auditório Francisco Contini.