Um espetáculo ufanista

Um espetáculo ufanista

A chegada do coração de Dom Pedro I ao Brasil ocorreu nesta segunda-feira, 22 de agosto de 2022. E como explicar a importância da vinda do órgão para o dia a dia do povo brasileiro? Em 1972, na ditadura brasileira, algo semelhante aconteceu, o cadáver do antigo imperador brasileiro era usado no país como forma de propaganda política. Cinquenta anos depois, os restos dele ainda são utilizados como espetáculo ufanista.

O cotidiano do trabalhador brasileiro continuará o mesmo com o coração estando ou não no Brasil, o alto valor dos impostos não vai mudar, a educação continuará precária e o número de analfabetos no país ficará igual, então o que muda? Absolutamente nada, a única diferença encontra-se nos gastos que terá, pois o mesmo arcará com todas as despesas da viagem. Nesse momento, deve-se refletir sobre como estamos vivendo um período turbulento no país e que, mesmo assim, o governo resolve investir dinheiro no coração de alguém que morreu há quase 200 anos.

O país que deixou o Museu Nacional incendiar-se por falta de manutenção e investimento em 2018 é o mesmo a mobilizar policiais federais, militares e forças armadas para realizar a segurança de um órgão embalsamado. Os custos ainda não foram revelados, mas de qualquer forma isso resultará em despesas, dinheiro que poderia ser utilizado em outras áreas do país. Enquanto isso, o brasileiro viverá seu dia a dia normalmente. Mas desejamos todos uma boa estadia para Dom Pedro no Brasil.

 

Texto: Emely Cardoso (2022)

Edição: Bárbara Lopes (2023)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *