Última semana de comemorações, Unicentro recebe o egresso de jornalismo e professor Luãn José Vaz Chagas, para falar sobre podcast

Na semana que ilustra o fim das comemorações dos 20 anos dos cursos de comunicação da Unicentro, a comunidade acadêmica segue recebendo e prestigiando palestras e mesas redondas dos egressos dos respectivos cursos aniversariantes.

Nesta terça-feira(13), o egresso de jornalismo Luãn José Vaz Chagas, retornou ao campus para falar sobre “ O som como elemento âncora do podcast: Da imersão ao áudio binaural”.

Quando questionado sobre a importância dos podcasts para o jornalismo, Luan responde que é fundamental e que cumpre com o papel do bom jornalismo, o de contar histórias. “Contar boas histórias dentro de um podcast, é contar boas histórias por meio de sons”, enfatiza.

Dentre as muitas explicações do jornalista, Luan falou sobre o crescimento e a popularização dos podcasts, que atualmente não pertencem apenas às mídias exclusivas, como rádio e televisão, mas que convergiram para os mais diversos formatos. Esse fenômeno pode ser explicado por conta da democratização das plataformas. O ouvinte deixa de ser apenas consumidor daquele produto e passa a ser produtor.

“O acesso e a possibilidade de democratização ao acesso às plataformas, fez com que tivesse um crescimento também das produções. Então, isso é algo muito positivo para pensar o mercado da comunicação com um todo”, comenta Luãn.

Quem é Luãn José Vaz Chagas?

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGC Uerj) com estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na Linha de Pesquisa 2 Processos Jornalísticos e Práticas Sociais.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) com mobilidade acadêmica na Universidad Nacional de Jujuy (Argentina). Coordena a Rede Nacional de Pesquisadores em Radiojornalismo (Rede Radiojor) integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). Integra os conselhos fiscais da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rede Rubra) e da Associação Brasileira de Podcasters. É diretor regional Centro-Oeste da Intercom (Sociedade Brasileira de Pesquisadores Interdisciplinares em Comunicação).

Texto: Gabriela Ukracheski

Edição: Gustavo Vieira