Unicentro receberá nesta terça-feira renomadas pesquisadoras do Telejornalismo brasileiro
Para dar continuidade às comemorações, a Unicentro reunirá no dia 29 de novembro renomadas pesquisadoras do telejornalismo brasileiro. A palestra terá como tema central o objeto de pesquisa das convidadas, com início às 9h e encerramento às 12h, na sala de eventos do Campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Cárlida Emerim é jornalista, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Especialista em Ensino de Artes Visuais (URCAMP/UFRGS- 1996), Mestre em Semiótica (2000) e Doutora em Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ( 2004). Pós doutora pela UDESC, em Arte e Semiótica Televisual (2017). É professora na graduação e na pós-graduação em jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre os principais temas de suas pesquisas estão: telejornalismo em diferentes plataformas, metodologias de análise televisual, conceitos em telejornalismo e modos de produção televisual. É vice-presidente da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (Rede TELEJor, gestão 2015-2017 e 2017-2019).
Cristiane Finger é Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, Professora Titular do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos/ PUCRS, Membro Permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Famecos/PUCRS. Seu principal tema de pesquisa é o telejornalismo e as narrativas para outras telas, na linha de pesquisa Política e Práticas de Pesquisa em Comunicação.
Edna Melo é jornalista diplomada e licenciada em Letras pela Universidade São Judas Tadeu (1993), possui mestrado (2002) e doutorado (2007) em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Pós- doutorado com pesquisa sobre história do telejornalismo pela UFRJ (2015). Edna possui experiência na área da Comunicação, atuando principalmente com os seguintes temas: telejornalismo; linguagem e produção audiovisual; narrativas jornalísticas em ambientes multiplataforma; produção televisiva e conteúdos para web; educomunicação.
A mediação da palestra ficará por conta da professora Ariane Pereira que atua como docente no Departamento de Comunicação Social (DECS) da Unicentro. Ariane possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Seus objetos de pesquisa são nas áreas de telejornalismo; lingüística, com ênfase em análise do discurso; e história da/na mídia.
Para a professora Ariane a importância de uma palestra como essa no ambiente acadêmico está no diálogo claro e repleto de conteúdo que as palestrantes terão com os alunos.
“Elas são algumas das principais pesquisadoras de telejornalismo do Brasil e compreendem o telejornalismo não apenas como o jornalismo de televisão, mas o jornalismo feito para ser consumido a partir de uma tela – inicialmente, a da TV, mas hoje também a do computador, tablet, celular. Dessa forma, a possibilidade desse diálogo entre elas e os estudantes de Comunicação da Unicentro – em especial, os de jornalismo, é bastante importante, na medida em que atualiza uma visão do mercado profissional e da atuação do profissional que estamos formando.”
Serviço
Palestra: Cárlida Emerson, Cristiane Finger e Edna Melo
Tema: Telejornalismo
Mediação: Profa. Ariane
Local: Sala de Eventos do Campus Santa Cruz da Unicentro.
Texto escrito por Gabriela Ukracheski
Editado por Aline Koslinski