A sensibilidade e o olhar humano dos jornalistas
Summary
Jornalista Marcelo Canellas aponta perspectivas da profissão em palestra
Na noite de segunda-feira, (28), iniciaram as comemorações de aniversário dos 20 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unicentro. A primeira noite de eventos contou com a presença do jornalista Marcelo Canellas, que atualmente trabalha na rede Globo. Para dar início às comemorações, o jornalista conversou com os presentes sobre a profissão do jornalista e contou suas experiências.
O que os 20 anos do curso significam para a Unicentro
Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda são importantes não só para a Universidade, mas também para a sociedade em geral. Durante a graduação os alunos têm a oportunidade de aprender na prática, crescer e vivenciar momentos que a comunidade guarapuavana enfrenta. “Para gente é uma satisfação muito grande ver o curso crescer, formar bons profissionais e ser reconhecido na sociedade, cada vez mais. Um evento como esse, com um jornalista tão renomado e experiente, funciona como uma rede onde os alunos têm a oportunidade de fazerem contatos com outros profissionais que podem ajudá-los futuramente”, explica a chefe do Departamento de Comunicação, Layse Nascimento.
Os cursos de comunicação social têm o papel de informar a sociedade sobre o que está acontecendo no mundo. Durante seus 20 anos, a Unicentro formou 509 profissionais, que nos dias de hoje fomentam o mercado de trabalho e fazem a diferença no dia a dia da sociedade. “Os 20 anos dos cursos de comunicação trazem uma satisfação enorme. Isso mostra que os cursos da Unicentro estão formando cada vez mais profissionais capacitados, com excelentes professores. E, quando a gente vê um evento como esse, onde vários egressos vem até aqui e compartilham suas experiências no mercado de trabalho, traz uma satisfação muito grande”, relata o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas.
Quem é Marcelo Canellas?
Marcelo Canellas é gaúcho, natural de Santa Maria, formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. “Eu acho que eu sou jornalista porque minha avó contava histórias para mim quando eu era criança. Então a ideia de ouvir e de contar histórias sempre me mobilizou. Quando eu fiz o teste e passei para trabalhar na tv, eu me apaixonei pela linguagem de televisão e nunca mais larguei”, explica Marcelo.
Canellas se formou em jornalismo no de 1987 e em janeiro do próximo ano completa 32 anos de carreira na Rede Globo. Durante todos os anos de profissão ele realizou várias reportagens que ganharam destaque na televisão, sendo elas, Geografia da Fome, feita para o Jornal Nacional em 2001; Brasil Invisível, uma série que narra os conflitos fundiários do Sul do Pará e a cobertura do incêndio na Boate Kiss.
O jornalista recebeu três vezes o Prêmio Nuevo Periodismo, oferecido pela Fundação Nuevo Periodismo Ibero-americano (FNPI) em parceria com a empresa mexicana Cemex. Em 2002, foi premiado pela série Geografia da Fome. Em 2005, sua reportagem sobre o Cerrado exibida no Jornal Nacional, foi a vencedora na categoria Telejornalismo. Três anos depois, a série Terra do Meio: Brasil invisível exibida no Bom dia Brasil, ganhou na categoria Sustentabilidade.
Com tantos anos de experiência e muitas histórias para contar, Marcelo conclui suas reflexões sobre os direitos humanos e o que mudou para o jornalismo em 20 anos. “Vamos falar um pouco sobre esses anos de transformação. O curso está fazendo 20 anos, então aconteceram muitas coisas nesses 20 anos. Vamos falar um pouco sobre as revoluções tecnológicas, falar um pouco sobre o fazer jornalístico e a dimensão ética da nossa profissão!” ressaltou Canellas.
As fotos do evento estão disponíveis, acesse o link e baixe a sua!
Você também pode acompanhar a matéria na íntegra.
Texto: Julia Sansana
Edição: Gabriela Becker
Leia também:
Confira a programação dos 20 anos dos cursos de Comunicação da Unicentro