Marcelo Canellas abre evento que comemora os 20 anos dos cursos de Comunicação Social da Unicentro

Marcelo Canellas abre evento que comemora os 20 anos dos cursos de Comunicação Social da Unicentro

Implantados no ano de 2002, os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Unicentro celebram em 2022, 20 anos de criação. De maneira simbólica, o Departamento de Comunicação Social (Decs)  organizou uma comemoração especial para os participantes. Serão três semanas de atividades.

O evento começa na próxima segunda-feira (28), com a presença do jornalista Marcelo Canellas, no Teatro Municipal Marina Karam Primak, às 19h30. O evento terá entrada franca, porém as vagas são limitadas aos 316 lugares do teatro.

O jornalista gaúcho falará sobre o Jornalismo e Direitos Humanos, tema marcado em suas reportagens desde o início de sua carreira. 

A temática da palestra compactua com a importância dos cursos de Comunicação Social tanto para a cidade guarapuavana, quanto para a formação de profissionais capacitados no mercado que atuam em diferentes partes do mundo. 

“Os cursos primam pela formação de intelectuais críticos, com percepção humanística e com qualificação técnica para atuar em um mercado competitivo e diversificado, onde devem estar sempre atentos à sua responsabilidade em atuar em prol da transformação e inclusão social, da educação para a cidadania e do respeito à diversidade”, ressalta a professora e vice-chefe do Decs, Elisa Ferreira Leonardi.

 

Quem é Marcelo Canellas?

Nascido em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, Marcelo Pasqualoto Canellas formou-se em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Iniciou sua carreira profissional como repórter policial, no jornal A Razão.

Um de seus trabalhos mais famosos  é a  série de matérias com temáticas sociais em defesa dos direitos humanos realizada na década de 1990. No conteúdo, o jornalista tratou, por exemplo, da exploração sexual de menores no Acre e do trabalho infantil no Nordeste.  

O jornalista recebeu  três vezes o Prêmio Nuevo Periodismo, oferecido pela Fundação Nuevo Periodismo Ibero-americano (FNPI) em parceria com a empresa mexicana Cemex. Em 2002, foi premiado pela série inspirada no livro Geografia da Fome. Em 2005, sua reportagem sobre o Cerrado, exibida no Jornal Nacional, foi a vencedora na categoria Telejornalismo. Três anos depois, a série Terra do Meio: Brasil invisível, exibida no Bom dia Brasil, ganhou na categoria Sustentabilidade.

 

Programação completa

Para mais informações sobre a programação do evento, fique atento ao site www3.unicentro.br/colmeia. 

 

Serviço

Abertura oficial 20 anos dos cursos de Comunicação Social da Unicentro

Data: 28 de novembro de 2022

Local: Teatro Municipal Marina Karam Primak

Horário: 19h30

Entrada gratuita

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *