A capital do malte e a cultura das microcervejarias

A capital do malte e a cultura das microcervejarias

Summary

Guarapuava é conhecida nacionalmente pela maior produção de cevada do país. Cerca de 30% da demanda nacional é produzida no município

A cerveja foi criada na região da Mesopotâmia, onde a cevada  cresce em estado selvagem. Os primeiros registros da fabricação da bebida é de seis mil a.C pelos sumérios, moradores do local. 

No Brasil, ela foi trazida pelos holandeses durante a ocupação do estado de Pernambuco, entre os anos de 1634 a 1654.  Mais de 400 anos depois, o consumo de cerveja no Brasil, segundo pesquisa da Euromonitor, ultrapassa os 14,3 bilhões de litros.

Um município no interior do país se destaca na produção da matéria-prima do produto. Guarapuava, localizada no centro-sul do Paraná, é responsável por 40% da cevada nacional e abriga a maior maltaria da América Latina, a Agromalte, que atende aproximadamente 30% da demanda nacional.

 

A cultura da cevada em Entre Rios

A cultura da cevada foi trazida ao município paranaense pelas mais de 500 famílias que vieram da região do Danúbio, entre Alemanha e Áustria, em um período próximo à Segunda Guerra Mundial. Mesmo com um solo improdutivo para grãos, os moradores do distrito de Entre Rios conseguiram transformar a produção em um negócio extremamente rentável.

Atualmente, a localidade abriga diversas lavouras de produção de cevada. E essa produção dos grãos estimulou outra atividade. Recentemente foi criada uma cultura de microcervejarias em Guarapuava. 

Segundo levantamento do projeto Caminhos do Malte de 2020, o município tinha o registro de nove cervejarias em funcionamento, embora haja registro de cerca de 30 cervejeiros trabalhando. Algumas delas, com premiações de nível nacional.

 

Ouça um podcast especial sobre cervejas

O podcast “Beracast” foi criado com a ideia de mostrar as cervejarias artesanais de Guarapuava. O primeiro episódio foi realizado com o mestre cervejeiro Ricardo Almeida de Lima. Ele começou a produzir suas bebidas em 2011. Em 2019, resolveu montar com seus irmãos a Cervejaria Irmandade. No ano de 2020, recebeu o título de terceiro melhor brewpub, bar que produz cerveja do Brasil, e também a melhor bebida na categoria farmhouse ale do país com a Vedete Saison.

Vale a pena conferir a entrevista com o Ricardo, em que ele conta um pouco como começou a produzir cerveja, a importância de produzir na “Capital do Malte” e a criação da cervejaria. 

 

Por: Matheus Koszalka, disciplina de Jornalismo Especializado (2021)

Edição: Matheus Koszalka

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *