Bienal do Livro destaca novos autores nacionais

Bienal do Livro destaca novos autores nacionais

Summary

Evento literário realizado em São Paulo, em 2022, reuniu autores novatos e já conhecidos, e apresentou novidades para o mercado de publicações e consumo.

A Bienal do Livro de 2022 já acabou, mas a importância que ela teve para a literatura nacional continua ecoando. Nessa Bienal, foi possível ver algo ímpar: os autores nacionais ganhando destaque e sucesso.

Inúmeros estandes do evento tiveram autores nacionais contemporâneos como os mais vendidos. A editora Galera Record foi com as autoras Giu Domingues, dona do projeto “Luzes do Norte”; Ray Tavares, com “As vantagens de ser você” e “Confidências de uma garota ex-popular”; Felipe Cabral, com “O primeiro beijo de Romeu” e; Lucas Rocha, com “Você a vida inteira”.

Já a editora Seguinte teve o estande com Pedro Rhuas e sua obra “Enquanto eu não te encontro” e Clara Alves, com “Conectadas” e “Romance Real”. Destaque ainda para outros autores em destaque nos estandes, incluindo Iris Figueiredo,  Satty Loyola, e tantos outros que não foram os mais vendidos, porém foram celebrados e enaltecidos em toda a Bienal.

 

Mas por que isso é tão impressionante?

Até pouco tempo atrás, para que um escritor de ficção pudesse publicar o seu trabalho no Brasil, ele deveria conseguir a oportunidade, muito rara, de ser aceito por uma editora. 

A dificuldade que os escritores nacionais encontravam ia além da uma única possibilidade de publicação, uma vez que o consumo de autores nacionais de ficção e contemporâneos era baixíssimo. Além disso, o mercado editorial preferia republicar obras que estão no domínio público ou traduzir sucessos estrangeiros.

O surgimento da Amazon não revolucionou somente o e-commerce, como também proporcionou aos autores a publicação independente. A partir daí, novas plataformas e maneiras de publicar o seu trabalho surgiram. Uma das mais populares é por financiamento coletivo, onde o idealizador de um projeto recebe capital para que seu projeto seja viabilizado. Você pode conferir um texto completo sobre financiamento coletivo para autores clicando aqui. 

 

Há também plataformas que surgiram inicialmente para a escrita e compartilhamento de fanfics e agora comportam obras originais e impulsionam autores independentes, como o Wattpad e o Spirit. 

Com tantas oportunidades, autores nacionais começaram a despontar aos montes no mercado literário, tornando o que antes era a exceção na regra. 

Mas de nada adianta saber onde publicar se não sabe por onde começar a escrever um livro, não é? Se você tem uma ideia, mas se sente perdido? 

Acesse estes vídeos com um passo a passo sobre como escrever um livro:

Parte 1

Parte 2

Texto e Edição: Maria Isabela Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *