Feira Solidária: Alternativa sustentável para minimizar a fome

Feira Solidária: Alternativa sustentável para minimizar a fome

Imagine trocar material reciclável por alimentos fresquinhos? É isso que ocorre com cerca de 180 famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas na Feira Solidária, que acontece em Guarapuava, no interior do Paraná. São mais de 8500 kg de materiais recicláveis em toda a edição da feira, trocados por aproximadamente 1700 quilos de alimentos.

O projeto é da Prefeitura de Guarapuava, realizado com uma parceria entre as Secretaria de Agricultura, de Meio Ambiente e Assistência e Desenvolvimento Social, além da Central de Associações Rurais de Guarapuava (Carmug).

A feira conta com aproximadamente 14 variedades de produtos frescos e de panificação. Entre eles, feijão, pão, cenouras, cebolas, abóbora, mandioca, couve-flor, alface, repolho e diversos outros alimentos de agricultores familiares do município.

“Essas feiras complementam a alimentação do pessoal que trabalha com o reciclável e também os moradores dos bairros. É uma troca que favorece o agricultor, o meio ambiente e também as famílias carentes”, destacou o coordenador do programa, Luciano Werner.

As Feiras Solidárias acontecem nos bairros Jardim das Américas, Colibri, Vila Karen, Adão Kaminski, Boqueirão, Residencial 2000 (Bosque), São João, Vila Abigail (Colônia), Xarquinho e nos distritos da Colônia Vitória, Guará e Palmeirinha.

 

Cenário da fome

Segundo um relatório da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, o número de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico), aumentou de 21.995 em dezembro de 2019, para 26.830 em maio de 2022.

O número de famílias consideradas em extrema pobreza, aquelas que vivem com renda per capita de até R$ 105 por mês, também cresceu para 2.861 famílias, no mesmo período. Cenário que também pode ser observado pelo país.

Esse assunto também foi tema da reportagem dos alunos do terceiro ano de 2021, no curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no telejornal laboratório Terceiro Planalto. Os acadêmicos trouxeram entrevistas com famílias beneficiárias do projeto que se utilizam da feira como forma de complementar a alimentação da residência, além da perspectiva sustentável que o programa propõe oferecer. Vale a pena conferir!

Terceiro Planalto – Edição 06

Edição: Gustavo Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *