Cad, uma história de amor
Da fundação, aos títulos, a queda para a segunda divisão e a volta para a Chave Ouro. O Clube Atlético Deportivo foi fundado no dia 30 de abril de 1996 por um grupo de amigos que estavam em um churrasco e faz parte da sociedade guarapuavana desde então.
No começo, a equipe disputava apenas campeonato amadores, conquistando o campeonato municipal . Em 2002, ganhou o primeiro título profissional, a Copa Amocentro e garantiu vaga na Chave Prata no ano seguinte. A experiência na segunda divisão durou apenas dois anos e foi para a Chave Ouro .
Em 2008, foi o ano da virada na história do Clube com a contratação do maior técnico da história, Baiano . Dois anos depois, o CAD foi campeão paranaense pela primeira vez , mas não só de glórias 2010 foi feito, durante um amistoso contra a equipe do Palmeiras, o atleta sofreu um acidente de trabalho e acabou morrendo no hospital, após um pedaço de madeira atingir sua perna .
Em 2014 e 2015, o CAD conquistou dois títulos em dois anos da chave Ouro . Porém o auge da equipe acabou em 2018, quando foi rebaixado para a Chave Prata e se afundou em dívidas, fazendo com que os ex-diretores pensarem em decretar falência.
Em 2021, o Clube Atlético Deportivo foi campeão da chave Prata e voltou para a Chave Ouro. Neste ano, a expectativa é que o CAD se mantenha na primeira divisão.
Os torcedores de Guarapuava imortalizaram a equipe como o time de guerreiros, mesmo com todas as dificuldades fora de campo, possui uma torcida apaixonada que nunca desistiu de apoiar o Clube Atlético Deportivo.
Texto: Julia Sansana e Kauane Mayle (2022)
Edição: Matheus Koszalka (2022)