Sai chumbo da sua torneira e você não sabe
Muitos brasileiros tomam chumbo direto da torneira e não sabem disso. A água que chega na sua torneira em Guarapuava percorre um longo caminho. Além das impurezas do próprio encanamento, são muitas substâncias fora o H2O.
Um estudo realizado pelo Mapa da Água, indicou que 493 cidades brasileiras possuem substâncias químicas acima do limite de segurança. Em nossa cidade foram detectadas 60 substâncias químicas. A maioria desses químicos são chumbo e agrotóxicos.
A ingestão contínua dessas substâncias tóxicas presentes na água podem causar doenças crônicas e acarretar graves problemas a longo prazo ao ser humano. Não obstante a tragédia que é bebermos chumbo geladinho direto da torneira, ainda temos que beber sem saber.
Ou você, por um acaso, sabia disso? Nós apuramos e verificamos que nenhum portal ou jornal da cidade noticiou os dados revelados pelo Mapa da Água. No lugar dessa importante informação, temos apenas milhares de manchetes policiais e outros conteúdos de cunho duvidoso enchendo a timeline.
Será que essas pautas são tão mais importantes que saber que bebemos veneno? É por isso que, com a imprensa sendo conivente com o caso, os cidadãos continuarão se deliciando com copos de chumbo por muito tempo.
Texto: Thiago de Oliveira
Edição: Gabriela Becker e Milena Cruz (2022)