Censura

Summary

O pior inimigo de um jornalista

Os jornalistas sofrem diariamente com o pior dos seus inimigos: a censura. O Brasil teve suas diversas fases e época em que a censura foi acompanhante frequente do jornalismo. Na era Vargas com o rádio, o presidente tomou posse do meio. Durante os longos 30 anos de ditadura após o golpe de 64 os jornalistas que arriscavam em divulgar o que viam eram mortos. Mesma na atualidade vivendo em uma democracia, deparamos com casos de censura muitas vezes ocultadas e mascarados pelos meios. A notícia dada conforme os vínculos, parceria e interesses de  determinado portal, ocasionam em uma não permissão de certas pautas ou ainda, quando a pauta é aceita tende há ser direcionada para apenas um lado da história.

 

Tipos de censura

Além da censura do impedimento de falar o que quer, e, como se quer… em determinadas ocasiões o jornalista é submetido a não se pronunciar. Existe uma outra que atrapalha profissão como um todo: censura econômico. Com as novas tecnologias e com a democratização dos meios, qualquer um hoje em dia pode ser intitular como jornalista. Qualquer um pode tirar uma foto, publicar um texto, ou até mesmo um artigo de opinião. Quantos profissionais jornalistas são desvalorizados, trocados ou até mesmo precisam ter e ser todas as funções em uma só. O jornalista hoje em dia é: repórter, pauteiro, fotografo, motorista, entre outros. Portanto o profissional não consegue arcar com o peso do mercado de trabalho sendo funcionário, precisando assim, seguir um editorial ou trabalhar independentemente. Por falta de recursos a única alternativa viável seria internet que embora seja um ótimo meio para os jornalistas independentes, é uma maré de Fake News que os atrapalha. Fora a descredibilização do seu conteúdo.

 

Project Censored
Lutando fortemente contra a censura que o site Projete Censura que é conhecido no mundo todo como principal promotor da alfabetização midiática, educa estudantes e o público sobre a importância da imprensa verdadeiramente livre e democrática, além de promover o jornalismo livre independente. Segundo os criadores do projeto, a censura prejudicar a democracia pois sem acesso a notícias e opiniões relevantes as pessoas não podem participar plenamente na sociedade e sem a alfabetização midiática, as pessoas não podem avaliar por si mesmas a qualidade ou o significado das notícias que recebe. O Project Censored têm colaboração da corporação The Media Freedom Foundation (MFF), arrecadando fundos sem fins lucrativos. Recentemente o projeto revisou mais de 300 matérias dos anos de 2017  e 2019 de Notícias Independentes Validadas, representando os esforços coletivos de mais 351 estudantes universitários e 15 professores que participaram do programa Campus Affiliattes. O projeto se tornau um livro com as 25 histórias mais censuradas de 2017 e 2018.

 

texto: Sandy Palczuk (voz ativa edição 2019)

edição: Gabriela Becker 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *