Um estilo de vida diferenciado
Summary
Aderir ao veganismo não se resume em sentir pena dos animais, mas também uma demonstração de cuidado e amor com a própria saúde com a natureza
“A minha história começou quando fui morar em Guaratuba. Lá eu conheci a Jay Kamizi, ela tinha um espaço terapêutico. Comecei a fazer terapia com ela, a conviver com o grupo, fazer yoga, meditação e a cantar mantras. Muito antes de chegar no momento que fala sobre alimentação eu tomei a decisão de não comer mais carne e nada de origem animal, foi uma mudança de dentro para fora”. Esse relato é de Marcia Regina Wansovicz, de 52 anos, que há três tornou-se vegana.
Diversos estudos têm demonstrado que a dieta vegana apresenta muitos efeitos positivos à saúde, incluindo a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas, doenças cardiovasculares, obesidade e câncer. Além disso, muitos adeptos desse estilo de vida têm sensação de bem-estar físico e emocional, por não consumirem alimentos de origem animal.
Marcia conta que não é fácil seguir a dieta vegana, pois em todos os lugares a maior parte dos alimentos contém ovo e leite. Então ela precisou adaptar o cardápio e aprender novas receitas. “As opções são muitas, até alguns pratos faço para a minha família, eles gostam e eu gosto de cozinhar, então nesse sentido ficou mais fácil”. Também nos encontros de família e amigos precisa levar algo pra comer ou só come o ‘pão com salada’.
Depois de aderir ao veganismo, Marcia diz que a sua qualidade de vida melhorou. Emagreceu 20 quilos e estabilizou o peso. Também eliminou o medicamento para pressão alta e o ansiolítico. “Nesses três anos que eu mudei minha alimentação, eu não uso mais a farmácia, quando surge algum mal-estar eu faço chás ou utilizo medicação natural”.
Também notou um equilíbrio emocional maior. “Estou mais presente, paciente com as pessoas, mais centrada. Parece que algumas coisas que eu dava muita importância hoje não têm, como questões materiais, questão da imagem, me sinto mais sensível em relação a vida”, relata.
Veganos e vegetarianos também precisam tomar cuidado com a saúde
A pessoa que decide aderir a esse estilo de alimentação deve ter precauções, pois quanto mais restrita é a dieta, mais cuidados devem ser tomados. “Toda e qualquer mudança que esteja relacionada ao estilo de vida deve ser orientada por um profissional qualificado, para evitar quaisquer danos à saúde”.
“Quando se trata de alimentação vegetariana ou vegana, é muito importante que os indivíduos sejam orientados quanto aos alimentos que devem ser incluídos diariamente na rotina alimentar, para evitar deficiências nutricionais’‘, explica a nutricionista Morgana Keiber.
É fundamental realizar escolhas alimentares que contenham todos os nutrientes necessários ao organismo: proteínas, cálcio, ferro, zinco e ômega-3. Os suplementos também são necessários em alguns casos, como a reposição de vitamina D e B12.
Gostou dessa matéria? Uma sugestão para você
Texto: Izabela Scorsin (abril de 2017)
Edição: Maria Isabela Andrade