A Maratona de quem concilia trabalho e faculdade

A Maratona de quem concilia trabalho e faculdade

Summary

Organizar a vida pessoal com a acadêmica não é fácil, é preciso muitos sacrifícios para dar conta dos dois.

Muitos acadêmicos precisam se desdobrar em dois para conseguir dar conta de todas as responsabilidades. É preciso organizar o horário livre, é ter muita força de vontade.  A rotina do acadêmico do quinto ano do Curso de Ciências Contábeis, é técnico em contabilidade, Edson Cavaleiro, 30 anos, não é muito diferente de tantos outros estudantes, que fazem sacrifício para conciliar a faculdade e a vida social.

 

Edson acorda todas as manhãs as 7h é vai para o Hospital São Vicente de paula onde começa seu trabalho às 8h. No hospital, fica até as 17h30, tendo somente uma de tempo livre para o almoço. “Tive que diminuir meu horário de almoço para que pudesse sair uma hora antes, é assim dar tempo de ir para casa, jantar antes de ir para a faculdade”.

 

As 19h, o estudante está na Universidade estadual do centro-oeste (Unicentro) pronto para encarar algumas horas de muito calculo e matérias técnicas especificas do curso. “Em determinados dias só saio da Unicentro as 23h. Quando acontece isso, chego em casa somente a meia-noite para poder descansar um poco, sempre sabendo que as 7h da manhã do outro dia começa tudo de novo”.

 

Essa verdadeira maratona diária é feita pelo acadêmico ha, mas de quatro anos. “Neste ultimo ano da faculdade ficou bem mas corrido, pois além do trabalho é das disciplinas que curso, tenho ainda o estágio como trabalho de conclusão de curso”, argumenta. O fato do departamento de ciências contábeis ter reservado dois dias durante  semana sem aulas não alivia a correria da reta final. “Esse horário vago não significa folga, porque utilizo os dois dias para dar andamento ao estágio é fazer as reuniões com o grupo que esta desenvolvendo o estágio comigo. Além disso, preciso fazer outros trabalhos que os professores dão”, comenta.

 

“Quem consegue conciliar o trabalho é o estudo dentro da mesma área, sem dúvidas, está um passo a frente”

 

Conciliar Faculdade, trabalho é família não é fácil, algum lado sempre sai perdendo. “A faculdade acaba sendo prejudicada em função do trabalho. A família é outra, porque o tempo que eu tinha para ficar com ela é os meus amigos estão cada vez menores”.

 

Diferencial

 

Para conseguir dar conta de tudo, o estudante acaba levando afazeres da faculdade para dentro do trabalho. “Utilizo o meu horário de almoço que já é curto, para estruturar trabalhos acadêmicos é tento terminá-los na faculdade, mas muitas vezes acabo sacrificando os fins de semana para concluir tudo”.

 

Apesar de todas as dificuldades, Edson é ciente da importância de conciliar trabalho é faculdade, é conciliar esse fato um diferencial para sua carreira. “Já pensei em deixar o emprego por estar sobrecarregado, mas não fiz por dois motivos, mo primeiro é que não posso simplesmente parar de trabalhar, é o segundo é que acho essencial a foto de eu estar trabalhando no mesmo ramo do meu curso. Essa experiencia faz muita diferencia. Quem consegue conciliar om trabalho é o segundo dentro da mesma área, sem dúvida, está um passo a frente”, concluiu.

 

 

Texto por Ricardo Tesseroli (2005)

Editado por Valéria Almeida (2022)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *