Minicursos promovidos pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante formarão para a prevenção ao suicídio

Minicursos promovidos pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante formarão para a prevenção ao suicídio

Nessa segunda metade do Setembro Amarelo, a Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estudante da Unicentro, vai realizar minicursos com o intuito de promover o debate sobre a importância e a urgência de ações de prevenção ao suicídio. O primeiro desses minicursos tem como tema “Suicídio: introdução à uma compreensão psicodinâmica” e, como conta o coordenador da área de Psicologia Estudantil da Coorae, Derick Laureano, vai ser realizado na próxima quarta-feira, dia 22 de setembro, entre 9 da manhã e meio-dia e das 14 às 17 horas. “Nele, a gente vai apresentar os dados epidemiológicos sobre suicídio no Brasil; vamos falar também sobre a questão da prevenção, da identificação; e a questão dos fatores de risco e fatores de prevenção”.

O minicurso, segundo o psicólogo, objetiva conscientizar as pessoas sobre o fenômeno psicológico e cultural do suicídio, dando subsídios para a prevenção e identificação precoce de sinais, além de apresentar diferentes perspectivas teóricas sobre o assunto. “Faremos uma introdução a compreensão psicológica, a partir de umas teorias de explicação do sofrimento do suicida, de como que os fatores que predispõem a essa situação”, explica Derick.

O segundo minicurso vai abordar “A expressão artística e suas correlações com a saúde mental” e as atividades vão ser divididas em dois dias – 29 e 30 de setembro, das 14 às 17 horas. “Na primeira parte, a gente vai falar um pouco sobre a questão da arteterapia, de como que a arte pode ser um fator de auxílio na questão da saúde mental. Na segunda parte, a gente vai falar sobre o histórico de alguns artistas que tiveram problemas de saúde mental, transtornos, dificuldades nessa área e como que isso, de alguma forma, se comunica com a criação artística deles”, detalha o psicólogo.

Os dois minicursos serão presenciais e ocorrerão no campus Santa Cruz – Sala 100, do Bloco Q. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site de eventos da Unicentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *