Debate entre candidatos a prefeito de Guarapuava mobiliza comunidade acadêmica na Unicentro

O debate entre candidatos a prefeito de Guarapuava, realizado pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), movimentou a comunidade acadêmica na sexta-feira (27). Organizado por alunos do curso de Jornalismo, o evento reuniu três dos quatro concorrentes ao cargo: Celso Góes, Doutor Antenor e Samuel Ribas. O candidato Denilson Baitala não compareceu, devido a problemas de saúde, conforme informado por sua assessoria.

O debate, que ocorreu no Auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz, seguiu todas as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e proporcionou um espaço para a discussão de temas centrais para a cidade, como educação, saúde e meio ambiente.

Transmitido ao vivo, o debate permitiu que a população guarapuavana e a comunidade universitária pudessem acompanhar as propostas dos candidatos. Para o reitor Fábio Hernandes, essa foi uma oportunidade única de formação cidadã. “Um cidadão mais crítico, que vote mais consciente, sempre pensando no bem comum. Então, com certeza, debates como esse só vem fortalecer, não somente a comunidade acadêmica como também a interação entre a universidade e a sociedade”, afirma o reitor.

Auditório Francisco Contini ficou cheio para acompanhar o Debate

O evento foi planejado por mais de quarenta estudantes entre os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Direito, sob a orientação dos professores André Justus e Renata Caleffi, responsáveis pela disciplina de Assessoria de Comunicação. Durante um mês, os alunos se dividiram em equipes de produção, camarim e palco, vivenciando na prática o planejamento e a organização de um grande evento.

Para o professor André Justus, essa foi uma oportunidade única para os estudantes se prepararem para a vida profissional. “A melhor coisa de sala de aula é isso: poder trazer a prática para o ambiente acadêmico. Por mais que dê muito trabalho e haja desafios, não há nada mais gratificante do que ver o evento acontecendo”, afirma Justus.

A professora Renata Caleffi também ressaltou a importância do debate para os alunos. “Eu acredito que, como essa é uma experiência que eles não vão poder ter de novo na graduação, eles abraçaram a causa como uma grande oportunidade para entenderem que isso aqui é um evento real. Organizar um evento como esse mexe com a cidade e traz uma experiência que eles vão levar para o resto da vida, independentemente da área de atuação futura”, destaca.

A professora ainda enfatizou o impacto do evento no desenvolvimento profissional dos alunos. “Ao organizar um evento desse porte, eles passam por todas as fases do processo – desde a pré-produção, produção e organização durante o evento, até o pós-produção. Isso dá a eles uma visão clara do que funciona e do que não funciona, preparando-os para futuros desafios”, conclui.

Desafio e aprendizado para os estudantes

Os alunos do terceiro ano de Jornalismo, Rafael Rossetti e Alice Rempel, participaram ativamente do debate. Para Rafael, o evento foi desafiador. “Nós tivemos muita teoria, estudamos muitos casos e debates, mas quando chegou o momento de colocar a mão na massa, foi uma experiência completamente nova. Tudo foi novidade para nós, e essa correria toda é muito legal”, conta. Ele também destacou como a experiência ampliou seus horizontes. “O jornalismo, a nossa área, não é algo tão específico. Participar desse evento nos mostrou como podemos atuar em várias frentes e nos aproximar de outras áreas, como assessoria e organização de eventos”.

Para Alice Rempel, a oportunidade foi única. “Nós aprendemos a organizar um evento e a lidar com a realidade que vamos enfrentar no mercado de trabalho. Quando os professores André e Renata trouxeram essa proposta, nós nos empolgamos muito, porque é uma chance que não vem sempre, já que as eleições só acontecem de quatro em quatro anos”, afirma. Alice também comentou sobre a relevância de se envolver com o tema da política. “Às vezes, não queremos nos envolver com política, mas é importante entender as necessidades e os cuidados que envolvem um evento como esse. Entrar nesse mundo foi uma ótima oportunidade de aprendizado”, conclui.

Os estudantes de Direito da Unicentro também participaram do evento, sendo responsáveis por analisar os pedidos de direito de resposta.

A gravação do debate segue disponível, na íntegra, no canal oficial da instituição no Youtube

Por Caroline Albertini

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.