Curso de Xadrez para crianças e adolescentes está com inscrições abertas

Curso de Xadrez para crianças e adolescentes está com inscrições abertas

Desenvolver o esporte e aprimorar habilidades mentais e sociais. Esses são alguns dos objetivos do Curso Básico de Xadrez, ofertado pela Unicentro e pela Prefeitura Municipal de Irati a estudantes da rede pública e privada de ensino do município. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Iniciação e Treinamento Desportivo em Esportes Mentais” que, por sua vez, integra o programa “Irati UniverCidade Olímpica” – uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura que promove diversas atividades esportivas junto à comunidade iratiense.  

A oficina de xadrez aberta a crianças e adolescentes está no seu segundo ano e é promovida pela Divisão de Projetos Esportivos (Diprojes/I) do Câmpus Irati. As aulas são ministradas pelo agente universitário Nelson Susko, responsável pela Seção de Relação com a Comunidade (Serecom/I) do câmpus. Como ele explica, a ideia é trabalhar partindo dos aspectos mais básicos do jogo. “Desde o início, conhecendo o tabuleiro, conhecendo as peças, os seus movimentos, a história do xadrez. Então, montamos um programa começando do zero até as mais complexas aberturas que são utilizadas hoje nos campeonatos mundiais”, detalha. 

Ainda segundo Susko, a ideia é que as aulas possibilitem o aprendizado e o aperfeiçoamento de diferentes aspectos relacionados ao esporte. “Trabalhar o xadrez como forma de motivação, de criação, de auxiliar as crianças a desenvolver o pensamento, o raciocínio intuitivo, a disciplina, a concentração e esse laço de amizade que se constrói aqui também”.

Inscrições estão abertas e são suas turmas e locais diferentes do município de Irati (Foto: Coorc)

Thailine Vitória do Prado Marçal, de 10 anos, faz o curso desde o ano passado. Ela conta que a iniciativa de procurar uma atividade esportiva foi da mãe, sendo que a opção escolhida pela estudante foi o xadrez. “Eu gosto de jogar porque distrai a mente e eu quero continuar fazendo”, afirma. 

Entre os motivos para praticar o esporte destacados pelo Jayson Carlos Ferreira Correia, de 13 anos, estão o desenvolvimento da memória e a agilidade de pensamento. Ele conta ainda que o interesse pela modalidade veio por gostar de outros jogos semelhantes. “Eu sempre gostei de damas. Então, eu fui buscar mais jogos de tabuleiro, de estratégia. Eu vi que tinha curso de xadrez, daí como eu já me interessava, procurei fazer”, relata.

As aulas são realizadas em dois locais na cidade. No Centro da Juventude, no bairro Rio Bonito, o curso acontece todas às quartas-feiras, das 14h às 15h30. Já na Praça do CEU das Artes, na Vila São João, as aulas são todas às sextas-feiras, das 13h30 às 15h.  A idade mínima para participar é de 9 anos e as vagas são limitadas. Os interessados em participar podem entrar em contato diretamente com os locais em que são realizadas as atividades. O telefone do Centro da Juventude é o (42) 3132-6267 e o contato do CEU das Artes é o (42) 99134-4548. Ao final do curso, os participantes recebem certificação emitida pela universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *