Residência Multiprofissional em Saúde de Família realiza ações de prevenção ao câncer de próstata

Residência Multiprofissional em Saúde de Família realiza ações de prevenção ao câncer de próstata

A saúde do homem ganhou atenção especial no mês passado com a realização da campanha Novembro Azul. Em Guarapuava, algumas das ações foram realizadas pela equipe da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Unicentro, formada por nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta e educador físico. As atividades, explica a tutora de campo da área de Enfermagem, Fernanda Eloy, tiveram como foco a promoção da saúde masculina. “Essas ações tiveram o objetivo de prevenir e promover a saúde do homem, através de educação em saúde, avaliações clínicas de sinais e sintomas apresentados pelos participantes, que possibilitassem identificar doenças crônicas como hipertensão arterial sistêmica, a pressão alta, a diabetes, detectar precocemente tumores de próstata através de alguns exames, além de outros agravos que pudessem ser encontrados pela avaliação”.

As ações foram realizadas em empresas que ficam próximas às unidades de saúde onde a equipe de residentes atua. Uma delas é no bairro São Cristóvão; outra no Xarquinho II; a terceira no Planalto; e, outra, em Campo Velho. Ao todo, foram 181 colabores participantes. Entre as ações, o grupo de residentes fez o encaminhamento para exames de próstata por meio de amostras de sangue; testes rápidos para HIV, hepatite B e sífilis; além de orientações quanto à saúde bucal e a importância da prática regular de atividades físicas. “A gente trabalhou a questão laboral de postura, de dores. Também orientou quanto à alimentação, a montagem do prato ideal, o excesso de óleo, de sal e açúcar na alimentação, como isso pode prejudicar a saúde deles. Também entregamos um sal de ervas, que é um tempero que a gente pode fazer em casa para diminuir a quantidade de sal que usamos, porque sabemos que muitos são hipertensos. Além disso, também fizemos a verificação da pressão arterial e da glicemia”, pontua a residente Emanueli Dalla Vecchia sobre outras atividades realizadas.

Além da equipe da Residência, acadêmicos do quarto ano do curso de Nutrição também apoiaram as ações em todas as unidades de saúde com a elaboração de panfletos e materiais educativos sobre alimentação saudável. A atividade foi importante para a formação dos profissionais e contribuiu, também, para alertar os participantes quanto aos cuidados com a saúde. “Não queremos profissionais que fiquem só no consultório esperando que os pacientes venham até eles, existem esses momentos em que a gente também precisa sair e conhecer mais a realidade das pessoas. A gente conseguiu ver como eles trabalham, o que têm para se alimentar no horário de almoço. Então, foi bem legal e acho que isso agrega muito em nossa formação profissional”, avalia a residente Emanueli Dalla Vecchia. Complementando, a professora Fernanda Eloy diz que “as ações realizadas pelas equipes foram muito relevantes para a saúde da população, uma vez que ações de prevenção e promoção à saúde melhoram a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade como um todo, da comunidade e do local a que pertencem essas pessoas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *