Campus de Irati conta, agora, com ponto de coleta de óleo de cozinha usado

Muitas pessoas não sabem como descartar o óleo de cozinha após o uso. Na dúvida, acabam jogando o produto no ralo da pia ou depositam no lixo comum. Mas essas formas de descarte prejudicam o meio ambiente. Para conscientizar sobre a destinação correta desse material, o Campus Irati da Unicentro e a Preserve Ambiental firmaram uma parceria para a coleta e a reciclagem de óleo de cozinha usado. A instalação de um ponto de coleta na unidade universitária de Irati foi uma indicação da Cooperativa Sicredi, viabilizada através do PET Engenharias, que é o Programa de Educação Tutorial dos cursos de Engenharia Ambiental e Florestal, coordenado pela professora Daniele Ukan.

“Eles estiveram aqui para fazer uma reunião com os empresários do município e a Unicentro participou também dessa conversa. Então, nós fechamos essa parceria de fazer a coleta aqui na universidade. Um fator importante para nós, que era nossa dificuldade, é o transporte desse material depois. Conseguimos acertar que a Preserve Ambiental virá a cada 15 dias, dependendo da necessidade, para recolher esse material e levar para dar o destino correto”, complementa a docente.

O ponto de entrega voluntária de óleo usado está localizado no Prédio Principal do Campus Irati, próximo à entrada do Auditório Denise Stoklos. Para destinar corretamente o material para a reciclagem é preciso atentar para algumas condições, como explica o gerente comercial da Preserve Ambiental, Gilberto de Cristo. “A regra básica é: se for comestível, pode descartar. O que não pode é o óleo que se usa em motores e carros. Óleos e gorduras comestíveis, quaisquer deles, podem ser descartados. Não precisam ser peneirados – você pode mandar do jeito que saiu da panela, espera esfriar, joga dentro do recipiente, armazena e pode descartar.O mais indicado é a garrafa pet ou aquela garrafa de amaciante, que tem a boca maior. A gente não recomenda em vidro, porque no transporte pode quebrar”.

Quem deixa o óleo usado, pode levar para casa uma barra de sabão ecológico

Além de colaborar com o meio ambiente, quem destina o óleo usado corretamente no ponto de coleta da Unicentro tem ainda mais uma vantagem – a cada litro de óleo deixado, a pessoa é presenteada com uma barra de sabão ecológico, produzido pela Preserve Ambiental. “Quando a pessoa ganha alguma coisa, ganha um mimo, por mais pequena que seja uma barra de sabão, ela vai lembrar e sempre vai cooperar e fazer da maneira correta. Isso surgiu como um incentivo para o ganha-ganha, ou seja, eu troco, preservo o meio ambiente e estou ganhando alguma coisa em troca”, explica Gilberto.

Além das destinações individuais dos membros da comunidade universitária, a Preserve Ambiental firmou um acordo para a coleta e reaproveitamento do óleo utilizado no Restaurante Universitário do Campus Irati. O gerente comercial da empresa de reciclagem de óleo explica como é o processo de transformação desse material em novos produtos. “Hoje, todo o óleo coletado pela Preserve Ambiental vai para a empresa e passa pelo processo de reciclagem. 30% do óleo é sujeira – é água das fritadeiras, é a sujeira do resto de comida que queima, é farinha. Então, nós fazemos a reciclagem e o óleo que sobra, nós vendemos para a indústria de biodiesel, que é uma fonte de energia limpa e sustentável. 95% da nossa produção hoje vai para a indústria de biodiesel. Os outros 5% a gente faz sabão ecológico, que é o que a gente usa para trocar”.

A principal vantagem para a sustentabilidade ao destinar corretamente o óleo usado na cozinha é evitar a contaminação da água dos rios. Essa questão, como afirma a professora Daniele, coordenadora do PET Engenharias da Unicentro, é essencial para a preservação do meio ambiente e das condições de vida de todos os seres. “A cada um litro de óleo que você descarta na pia, você pode contaminar até 20 mil litros de água. A água é o nosso bem mais importante, que tem mais valor para a nossa vida. Então, é importante que as pessoas tenham essa consciência e não descartem esse material incorretamente para não poluir a água. Dando o destino correto para o óleo, ele vai se tornar um novo produto”, defende Danielle.