Educação a distância seleciona professores formadores para curso de Pedagogia

O Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes do campus Irati da Unicentro lançou editais para a seleção de professores formadores do curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância. Os processos seletivos simplificados são de vagas tanto para repercurso em 2020, quanto para nova oferta de graduação, em 2021. Para professor formador da nova oferta da Licenciatura em Pedagogia, são dez vagas em diferentes disciplinas do primeiro ano do curso: Política Educacional do Ensino Fundamental, Didática, História da Educação, Literatura Infantojuvenil, Fundamentos da Educação Infantil, Leitura e Produção de Texto, Metodologia de Pesquisa em Ciências da Educação I, Psicologia da Educação I, Linguagem e Alfabetização e Filosofia da Educação I. No caso do professor formador para repercurso, o edital prevê o preenchimento de uma vaga.

O professor formador desenvolve atividades pedagógicas na modalidade à distância, no que tange ao planejamento de disciplinas, plano de ensino, mapas, elaboração da disciplina com as concepções pedagógicas presentes no projeto pedagógico. Elabora materiais didáticos digitais, como vídeos, e-books, livros, podcasts, entre outros. Desenvolve também as atividades didáticas seguindo as concepções pedagógicas da modalidade de educação a distância, atende a questão das atividades e critérios de avaliação, das atividades que serão desenvolvidas com os estudantes, desenvolve a disciplina no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Também, além disso, atende, no âmbito do atendimento pedagógico, aos discentes via Moodle, e interage com os tutores para o desenvolvimento do processo pedagógico”, discorre a diretora do Sehla, que é o setor de Ciências Humanas, Letras e Artes do campus Irati, professora Michelle Fernandes Lima, sobre as funções do professor formador.

O período de inscrições para o processo seletivo de professor formador do curso EaD de Licenciatura em Pedagogia vai até o dia 29 de outubro. Para se inscrever, o interessado precisa consultar as regras dos editais número 20 e 21 de 2020 do Sehla Irati, que estão disponíveis no site ead.unicentro.br/editaisO cadastro para concorrer às vagas se dá com o preenchimento on-line do Requerimento de Inscrição e submissão dos documentos solicitados em edital. A depender do cargo, é exigida a formação em nível de Mestrado e experiência de um ou três anos no magistério superior. Além da formação mínima para a vaga, o candidato precisa ter domínio dos recursos tecnológicos e ter disponibilidade para algumas reuniões de capacitação e outras atividades presenciais na sede do curso, no campus Irati da Unicentro. As bolsas concedidas para atuação em atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa são de R$ 1.100,00 ou R$ 1.300,00.

A seleção para os candidatos a professor formador será realizada em duas etapas – análise de currículo e entrevista on-line -, que serão realizadas nos dias nove e 10 de novembro. A professora Michelle explica como funciona a classificação dos candidatos inscritos no processo seletivo. “Este processo seletivo simplificado interno, caso as vagas não sejam preenchidas pelos professores internos da universidade, os professores efetivos, o processo fica disponibilizado para professores externos. Neste sentido, professores externos também podem se cadastrar, mas entendendo que inicialmente as vagas são preenchidas pelos professores efetivos da Unicentro”, complementa Michelle.

O resultado final do processo seletivo sai no dia 13 de novembro, no site do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro.