Professor da Unicentro publica coletânea por editora americana

Professor da Unicentro publica coletânea por editora americana

Estudantes e pesquisadores da área de Ciências Agrárias e Ambientais, especialmente aqueles que estudam a dormência de plantas, contam agora com mais uma publicação para auxiliar em seus estudos. É que a temática norteou o trabalho do professor Renato Botelho, do Departamento de Agronomia da Unicentro, na edição e publicação do livro intitulado “Plant Dormancy: mechanisms, causes and effects”. 

Esse livro é dedicado a apresentar uma revisão bibliográfica ou informações científicas atuais sobre a questão da dormência de plantas. Eu trabalho com a parte de dormência de plantas voltada para área de plantas frutíferas de clima temperado, que têm esse mecanismo para passar o inverno, vamos dizer assim, sem sofrer danos com geada, coisas assim, são plantas de clima frio, explica o professor.  

A publicação, como conta o professor Renato, foi viabilizada por meio de um convite feito pela Editora Nova Publishers, dos Estados Unidos. “Eles mandaram convite para participar desse livro que eles estavam organizando sobre dormência de plantas. E, dentro desse convite, também propuseram se houvesse interesse em editar, fazer a organização do livro e eu resolvi aceitar esse desafio de organizar e fazer os convites para os possíveis autores que a gente trabalha na área”. 

O livro organizado pelo professor Renato foi publicado em língua inglesa e conta com 10 capítulos. Cada um foi escrito por um colaborador convidado. Entre eles, os também professores da Unicentro Jackson Kawakami, Luciano Farinha e Luiz Henrique Vidal, vinculados ao Departamento de Agronomia. Têm capítulos ainda docentes de outras instituições do Brasil e da Argentina. A escolha desses colaboradores, de acordo com o professor Renato, foi feita a partir das áreas de afinidade de cada pesquisador.

Livro pode ser adquirido em versão física out online (Foto: Coorc)

Esse livro, na verdade, foi sendo feito imaginando o que cada um tinha de conhecimento na área, a partir daí também acatei as sugestões daqueles que foram aceitando o convite, de algum tema que eles tinham mais afinidade. Conforme as pessoas vinham aderindo o projeto, a gente deixou a liberdade para escolher um assunto evitando que houvesse muito sombreamento entre os capítulos e daí foi surgindo, foi amarrando um assunto no outro e a gente conseguiu fechar dez capítulos”, detalha.

O professor ressalta a importância das discussões sobre a dormência de plantas abordadas na obra. “Com a evolução das espécies de planta, elas desenvolveram mecanismos de defesa para sobrevivência. Entre eles, a dormência tem um papel muito importante – tanto para semente, quanto para as plantas, para tubérculos – para que ela evite situações em que a semente germinasse ou então a planta brotasse, crescesse no momento adverso ao desenvolvimento, o que poderia levar à morte”.

Essa foi a primeira vez que o professor Renato atuou como organizador de uma coletânea. Para ele, o trabalho foi um desafio e o resultado obtido atingiu as expectativas. “Fiquei bastante satisfeito com o projeto. Foi um grande desafio eu nunca tinha participado de um projeto assim, ainda mais uma publicação internacional, uma editora americana. A gente sabe que eles têm um padrão lá muito exigente para publicar, então, fiquei muito satisfeito com o trabalho e me sinto motivado para encarar outros projetos similares.A gente conseguiu que as pessoas se envolvessem bastante, ficaram muito entusiasmadas com o projeto e, depois de pronto, também ficaram muito satisfeitas”, relata. 

Para o professor, o trabalho como editor também deve refletir positivamente nas salas de aula, com estudantes de graduação e pós-graduandos, que podem aprofundar ainda mais as discussões na área de dormência de plantas. “Pensando na pós-graduação, que existem os alunos do doutorado, mestrado, exige um grau de aprofundamento maior, em um tema específico, não só aqui para nossos alunos, mas de outros cursos, até fora do Brasil eu acredito que vai ser uma referência interessante para quem precisa se aprofundar nesse assunto. Fora isso, eu acho que os alunos se sentem também motivados de saber que os professores aqui estão envolvidos em projetos importantes, não estão só dedicados à sala de aula, em passar esse conteúdo essencial, mas que está se envolvendo em coisas mais avançadas, acho que isso é motivador para os alunos também. 

O livro está disponível para compra on-line, no site da Editora Nova Publishers.

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *