Projeto: Todos por uma universidade sustentável

Descrição/Justificativa:
O aumento na geração de resíduos foi intensificado nas últimas décadas em consequência dos processos de urbanização e desenvolvimento tecnológico, ocasionando mudanças nos hábitos de vida e consumo da população. Dessa forma, a educação ambiental objetiva a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, e busca a formação de cidadãos conscientes e críticos. Diante disso, será realizada uma palestra, tendo como convidados todos os acadêmicos do Campus, sendo trabalhados temas como o consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de resíduos, coleta seletiva, reciclagem, dentre outros, para que assim eles se familiarizem com as práticas sustentáveis e possam vislumbrar os problemas relacionados com a degradação do meio ambiente e suas implicações futuras.

Objetivos:
Realizar uma palestra sobre educação ambiental com os acadêmicos de todos os cursos e conscientizá-los sobre aimportância de reduzir sua produção de resíduos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A palestra terá como foco principal os acadêmicos, sendo realizada no auditório, em conjunto com as demais atividades sustentáveis que serão promovidas na universidade. Inicialmente, projeta-se realizar em uma data somente, porém, em dois períodos (diurno e noturno), visando alcançar o maior número de acadêmicos possível.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se promover a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade, assim como o aumento de práticas sustentáveis e a redução de danos ambientais.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Reuniões semanais da equipe, onde cada participante poderá expor o resultado que obteve com sua ação e como chegou a este resultado.