Oficinas: Agroecologia, compostagem, hortas urbanas e educação ambiental no ambiente acadêmico e comunidade de Irati.

Descrição/Justificativa:
O presente projeto consiste na realização de oficinas e debates acerca da agroecologia, compostagem e da importância da preservação do meio ambiente com o apoio do projeto de extensão coordenado pela professora Fernanda Keiko Ikuta e pelo professor Marcelo Barreto do departamento de Geografia. Serão realizadas duas oficinas durante o ano de 2020 na comunidade do Nhapindazal e oficinas e palestras no âmbito acadêmico, referentes aos dias: Dia mundial da água (em março), Dia da terra (22 de abril), Dia mundial do meio ambiente (05 de junho), Dia nacional das abelhas (em Outubro) e Dia mundial da alimentação (16 de outubro).

Objetivos:
Incentivar a produção de alimentos orgânicos e promover uma conscientização ambiental através de intervenções.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A realização das oficinas na comunidade do Nhapindazal contará com palestra sobre a diferença entre agricultura convencional e agroecologia e a importância de um alimento sem agrotóxicos, realizando também um minicurso sobre compostagem e hortas comunitárias com duração de 40 horas. A proposta de realizarmos oficinas nos campus em datas comemorativas terá como princípio conscientizar a população acadêmica, trabalhando na ideia de um campus e um planeta mais sustentável. No dia 22 de março, data referente ao dia da água, será organizada a apresentação de um documentário intitulado de a “A lei da água” e posteriormente uma intervenção com perguntas chaves do documentário. No dia 22 de abril, data referente ao dia da terra, será ministrada uma oficina com o tema “Pegada ecológica”, sendo executada uma intervenção sobre uma palestra com o tema “Antropocentrismo”, ao final da oficina será realizado um teste de pegada ecológica através do site <https://www.footprintcalculator.org/> seguido de uma intervenção com a seguinte pergunta “O que podemos fazer para ter um planeta melhor?”. No dia 05 de junho, dia do meio ambiente realizaremos uma oficina problematizando o contexto brasileiro em relação ao meio ambiente. No dia 03 de outubro, dia mundial das abelhas, será ministrada uma palestra dinâmica sobre a importância das abelhas e a problemática da morte delas como alerta aos seres humanos com a questão “Por que um ser tão pequeno interfere tanto no nosso dia a dia?”. Por fim, no dia da alimentação, dia 16 de outubro, objetiva-se enfatizar através de uma roda de debate, em conjunto com o grupo de extensão agroecologia, a necessidade de produzirmos nosso próprio alimento perante as questões ambientais e com a valorização da feira agroecologia do campus.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Compartilhar conhecimento entre os grupos de extensão PET-Engenharias e Agroecologia, além de conscientizar a comunidade externa e universitária.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Realização de oficinas com palestras e intervenções sobre a temática ambiental. Relato dos participantes do grupo PET Engenharias e metas alcançadas.