Tersarau especial comemora o aniversário da Universidade

Para aproveitar o horário de descanso, nada melhor do que estar na companhia dos amigos ao som de uma boa música. É por isso que, semanalmente, a comunidade acadêmica do campus Cedeteg se reúne. O ponto de encontro é certo: o Centro de Convivências, no Tersarau.
“Eu acho muito legal porque a gente tem aula de manhã e estágio a tarde. Nesse horário, depois que a gente almoça, ainda pode ficar prestigiando o pessoal cantando”, contou Rhuann Taques, que é acadêmico de Ciências Biológicas e toda semana confere às apresentações musicais.

As manifestações artísticas no horário de almoço das terças-feiras já são uma tradição no campus Cedeteg. Mas, dessa vez, quem veio conferir as atrações musicais comemorou também mais um ano de existência da nossa Universidade. “Eu acho muito bacana porque tem muita interação pessoa a pessoa. Então, isso é bacana, você vê muita gente reunida por causa do Tersarau”, afirmou o acadêmico Lucas Bertolini, que cursa Medicina Veterinária.
O Tersarau dessa semana integrou a programação de atividades festivas em alusão ao aniversário de 27 anos da Unicentro. Além da música, teve também a distribuição de pipoca aos participantes. “Escolhemos essa atividade porque é uma forma de dar um destaque para esse evento, que já acontece toda terça-feira e também de chamar os alunos a participarem da comemoração”, explicou Suéllen Egiert, secretária da direção do campus Cedeteg.

Todas as terças, o Tersarau tem microfone aberto para apresentações a comunidade universitária (Foto: Luiz Felipe Panozzo)

O objetivo do Tersarau é incentivar todas as formas de manifestação cultural. Por isso, música, poesia e dança têm espaço garantido. No ano passado, a ideia ganhou apoio da Divisão de Extensão e Cultura e da Direção do campus Cedeteg. Com os microfones abertos, Maria Angélica Araújo, acadêmica de Engenharia de Alimentos, deixou a vergonha de lado e mostrou seus dons musicais aos colegas. “Eu sempre gostei de cantar e me falaram que eu canto bem, só que no começo eu tinha um pouco de vergonha, só agora que eu to me soltando mais”.
A cada semana, o público aumenta. Para Guilherme Górski, acadêmico de Ciência da Computação e um dos organizadores do projeto, esse crescimento é motivo de alegria. “O Tersarau, que antes era só os estudantes que organizavam, agora tem esse apoio. A Universidade começou a ver o Tersarau como algo importante para o Cedeteg, para a cultura”, destacou.
Assim como o Tersarau, outras atividades também estão na programação de aniversário da Unicentro. “Tem uma exposição fotográfica que faremos em agosto. Teremos também as inaugurações do Bloco 7 e da ampliação da Clínica Escola de Fisioterapia. São atividades simples, singelas, do nosso dia a dia, mas estaremos comemorando de alguma forma”, lembrou Suéllen.