Associação das Universidades Públicas do Paraguai visita a Unicentro

Buscando estreitar relações, promover parcerias e possibilidades de internacionalização, representantes da Associação das Universidades Públicas do Paraguai (AUPP) visitaram os campi da Unicentro em Guarapuava. O presidente da AUPP, reitor Mariano Adolfo Pacher Morel, da Universidade Nacional de Canindeyú, de Salto del Gauirá, destacou as parcerias já existentes entre as universidades públicas paranaenses e paraguaias, além de ressaltar a importância do trabalho conjunto para a internacionalização. “Se eu ando sozinho, é difícil chegar a meta porque eu tenho que fazer tudo. Mas, se nós trabalhamos juntos, se as universidades trabalham juntas em diferentes ações, se podemos dar oportunidades a nossos melhores talentos de diferentes lugares, podemos sim avançar mais rapidamente na integração”.

O vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, salientou, durante a recepção à comitiva paraguaia, que a visita não foi apenas protocolar, mas tinha um objetivo claro: discutir e criar oportunidades de relacionamento entre as comunidade acadêmicas das universidades públicas de ambos os países. “Entendemos que, por meio da internacionalização, há um crescimento institucional muito grande – crescimento dos alunos que participam do projeto de internacionalização, crescimento dos professores que participam indo em visitas técnicas, indo pra desenvolver projetos em outras universidade”, avaliou.

Os membros da comitiva de universidades públicas paraguaias foram recebidos na Sala dos Conselhos Superiores da Unicentro (Foto: Márcio Nei dos Santos)

As universidades associadas à AUPP, assim como a Unicentro, juntamente com instituições da Argentina, da Bolívia, do Brasil e do Chile, fazem parte da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul, a Zicosur, que tem possibilitado o desenvolvimento de programas e projetos por meio de atividades acadêmicas. “A internacionalização é um processo muito recente, não só para as universidades estaduais paranaenses, mas também em todo Brasil. Então, temos trabalhado em conjunto, em rede de fato, para o fortalecimento dessas ações, para que nós possamos compartilhar boas práticas e experiências no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão”, salientou a diretora de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Eliane Segati, que acompanhou a vista da delegação paraguaia na Unicentro.
Entre os principais assuntos que pautaram a conversa entre os representantes da comitiva do Paraguai e a Unicentro está a proposta de criação de um Programa de Pós-Graduação, com participação dos professores das universidades estaduais do Paraná e voltado para os docentes das instituições membro da AUPP. “Ficamos sabendo hoje que apenas 3% dos professores paraguaios têm doutorado e apenas 10% têm mestrado. Então, realmente, é uma carência bastante grande e as universidades públicas paranaenses – naquele espírito de irmandade, solidariedade entre os povos – têm interesse em ajudar”, explicou o Diretor do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, professor Claudio Melo.
Além da recepção na Sala dos Conselhos Superiores a delegação da Associação das Universidades Públicas do Paraguai participou de uma reunião com os coordenadores de cursos de pós-graduação, fez um tour pelas dependências do Campus Santa Cruz e participou da agenda da Feira de Internacionalização no campus Cedeteg.