Adau homenageia o maestro Silvino Antônio Turco

Como uma forma de homenagem e agradecimento pelos serviços prestados, a Unicentro e a Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro (Adau) organizaram uma solenidade em memória a Silvino Antônio Turco. Silvino foi professor e maestro do Coral da Universidade e, durante boa parte de sua vida, dedicou-se a compor hinos, músicas e melodias, das quais muitas foram entoadas pelos grupos de música da Instituição.

O ex-maestro faleceu há cinco anos, em 2012. Mas, mesmo após sua morte, segue contribuindo com o acervo cultural da Unicentro. Isso porque a viúva do professor, Ignese de Carli Turco, doou ao Centro de Documentação e Memória (Cedoc), músicas, partituras, livros e outros documentos de Silvino. Assim, a homenagem organizada pela Adau, serviu também como uma forma de agradecimento à família pela doação.
“O papel dele foi importante e esse material vem até as nossas mãos e nós vamos repassar para a Unicentro. O material vai ser arquivado no Cedoc, no Arquivo Histórico, e vai estar disponível para pesquisa, porque o material é muito rico, realmente”, comentou o presidente da Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro, Ronaldo Canto Jorgensen.

O presidente da Adau recebe, simbolicamente, o acervo de Silvino, doado pela viúva Ignese Turco (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A solenidade reuniu a família e amigos de Silvino e a comunidade acadêmica, além do Coral Unicanto, que fez uma apresentação com algumas das músicas compostas pelo ex-maestro. Tudo isso, como uma forma de homenagem a ele e a sua família. “ É uma grande alegria para mim e para a minha família, além de uma grande honra, saber que o Silvino trabalhou 40 e poucos anos aqui nesta Instituição e sempre se esforçou para fazer o melhor”, destacou Ignese Turco.
Para o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, a noite de homenagens serve também como uma demostração da importância de toda a contribuição que as pessoas que passaram pela Unicentro deixaram em prol da Instituição. “A música e a poesia deixadas pelo Silvino traduzem muito esse sentimento de humanidade que deve prevalecer na Universidade. Esse é o legado importante do professor Silvino”, lembrou o vice-reitor.
A homenagem ao maestro Silvino Antônio Turco integra a programação pelos 27 anos da Unicentro. Até o mês de setembro, vários eventos culturais nos três Campi da instituição vão lembrar o aniversário da Universidade.