Unicentro promove o 5° Simpósio Guarapuavano de Cardiologia

A quinta edição do Simpósio Guarapuavano de Cardiologia foi organizada pela Comissão de Residência Médica da Unicentro com objetivo de abordar temas relacionados as emergências nos atendimentos em cardiologia e proporcionar a qualificação de profissionais na área da saúde. Para o coordenador da Comissão de Residência Médica da Unicentro, professor David Livingstone Figueiredo, o Simpósio é uma oportunidade para os residentes do programa aperfeiçoarem a formação.

Simpósio de Cardiologia foi promovida pela Residência em Clínica Médica da Unicentro (Foto: Márcio Nei dos Santos)

“A gente está no segundo ano de Residência Médica. Temos cinco médicos residentes hoje e faz parte da formação deles eventos como esse. Então, a ideia é que não seja só esse, mas a cada semestre um evento desse porte – ou maior – para divulgar conhecimento e atualidades no tema da Clínica Médica, na área específica da Residência”, observou David.
Para o médico cardiologista e idealizador do Simpósio Guarapuavano de Cardiologia, Abrão Melhem Júnior, essa edição do Simpósio é um reflexo do trabalho feito pela Unicentro, proporcionando benefícios para a população que vai contar com profissionais qualificados no atendimento de urgências médicas na área de Cardiologia. “Ganha Guarapuava, ganha a comunidade, ganham os locais que atendem a saúde na nossa região. O aluno, no final, ele vai estar atendendo a nossa população”.
Entre os convidados do 5. Simpósio estava o médico cardiologista do Hospital das Clínicas de Curitiba, Darley Wollmam Júnior, que em sua palestra abordou o edema pulmonar agudo. “É um aspecto da essência cardíaca mais avançada, catastrófica. É uma emergência cardiológica”, explicou. “Então, edema agudo de pulmão deve ser pensado a partir de suas características e, principalmente, dos pontos-de-vista do diagnóstico e terapêutico”.
O presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Gerson Luiz Bredt Júnior, também participou dos debates e tratou da insuficiência cardíaca. Ele ressaltou a importância do interesse dos jovens pela formação. “Eu fico muito contente de ver uma plateia tão cheia, tão rica de jovens médicos, jovens estudantes. Eu acho que isso é graças a boa escolha do programa”.

Simpósio de Cardiologia reuniu profissionais e estudantes da área da saúde (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Para o residente em Clínica Médica da Unicentro, Valmor Giavarina, o evento proporciona a troca de experiências entre os profissionais. “A Medicina é baseada em evidências e muitas coisas ainda não são bem decifradas no corpo humano. A gente acaba aprendendo muito mais com o que o colega fez ou com um estudo que outras pessoas fazem. Então, eu acho que essa é a maior importância de ter o Simpósio e estar sempre conversando e discutindo com colegas com uma experiência maior que a da gente”, ponderou.
Durante o evento, foi possível perceber, ainda, a interação entre as áreas da saúde. Exemplo disso foi a participação da acadêmica de Enfermagem, Karoline Karam Guibes, que foi ao evento em busca de novos conhecimentos. “Ele vai trazer ainda mais informações sobre como se portar diante de uma emergência cardíaca. Afinal, é um assunto que a gente sempre está em contato com os pacientes. E na nossa área, é algo que a gente vai estar em contato direto”.