Cultura e Café edição “Dia dos Namorados” lota hall de entrada do Santa Cruz

Participantes puderam deixar recadinhos em uma grande faixa (Foto: Marina Valente)

O Cultura e Café é um evento promovido todos os meses pela Diretoria de Cultura da Unicentro, que tem como objetivo promover diferentes culturas em um espaço democrático. A cada edição, diferentes temas têm sido destacados. Na edição de junho, por exemplo, a programação aproveitou para lembrar o Dia dos Namorados. Dessa forma quem participou ou apenas passou pelo hall de entrada do Campus Santa Cruz pôde acompanhar e lembrar o romantismo da data, já que as participações culturais – que contaram com recitações de poemas, canções, modas de viola e também violinistas – tiveram um toque romântico.
Além disso, os produtos alternativos vendidos na Feira do Risco, e até mesmo o café servido aos participantes, referenciaram o amor. “Essa edição é especial porque a gente está aqui representando o amor, a paixão. A gente quis trazer isso de uma forma descontraída, com as poesias, com as letras de música, com as canções românticas e passando tudo isso para as pessoas. Está muito divertido, mas, ao mesmo tempo, é uma coisa que toca o coração”, comentou a agente universitária Elizabete Lustosa, uma das organizadoras do Cultura e Café.

Feira do Risco também trouxe materiais românticos para exposição e venda (Foto: Mariana Valente)

Todas as pessoas que quiseram se apresentar, tiveram espaço ao microfone, como também aconteceu nas primeiras edições de 2017. Nilton Sauer Korobinski por exemplo, aproveitou a oportunidade para declamar uma poesia de sua autoria, que também fala de amor, mas de uma maneira um pouco diferente. “Eu vejo sempre a Feira do Risco acontecendo e é um encontro maravilhoso de vários artistas para esse povo. Eu apresentei um poema que eu escrevi, não é exatamente muito romântico, é um pouco doloroso, e eu queria que as pessoas tivessem também esse momento sobre uma reflexão do Dia dos Namorados”, comentou o estudante.
E mesmo quem fez algum tipo de apresentação durante o Cultura e Café, também aproveitou para curtir todas as coisas legais disponíveis no evento. É o caso da Edilaine Daniele dos Santos Moss e da Danieli Miranda. Elas são alunas da oficina de viola caipira oferecida pela Unicentro, e aceitaram o convite para fazer uma pequena apresentação. Além disso, puderam aproveitar a noite depois da participação.

Apresentação de violinos para o clima de romance (Foto: Mariana Valente)

“Eu faço Arte aqui na Unicentro, sou muito ligada à música e fui convidada pela minha amiga da faculdade. E a gente veio para se divertir um pouco também”, comentou Danieli. “Faz uns três ou quatro anos que estou estudando. Eu sou aluna da oficina de viola aqui da Unicentro. A Dani me passou o convite, que ela também recebeu de uma amiga, e viemos também para divulgar um pouco a viola”, acrescentou Edilaine.
Além do café, que é distribuído gratuitamente pela Diretoria de Cultura, dessa vez os participantes também ganharam doces em formato de coração e puderam deixar alguns recados de amor em uma faixa que foi colocada no hall de entrada do Campus Santa Cruz. Os participantes também concorreram a brindes em sorteios realizados durante a programação.