Jogo de coordenadas geográficas auxilia no ensino-aprendizado de Cartografia

Aliar diversão e tecnologia em prol do ensino. Esse foi o objetivo do professor Marcos Pelegrina, do Departamento de Geografia da nossa Unicentro, quando implementou o Geocaching nas aulas de Cartografia. O Geocaching é um jogo que tem por finalidade fazer com que o usuário encontre determinados pontos, onde estão localizados os caches, a partir de coordenadas geográficas.
“Existem vários tipos de caches – desde um nanocache, que pode ser um parafuso ou algo assim, que são os mais difíceis de encontrar, como caches grandes. O legal do cache é que você pode trocar objetos. Então, você pode achar um objeto, pegar para você e deixar um outro para o próximo jogador localizar”, explicou o professor.
Além da diversão, como destacou Pelegrina, o jogo também possibilita conhecer um pouco mais sobre o local onde o cache está inserido. “Geralmente, onde você encontra o cache, há uma descrição daquele local – o que tem nele, se é um ponto turístico, se é uma praça, qual a história daquela praça. Então, no jogo, além de você buscar o cache, você conhece sobre os lugares”.
Em Guarapuava, de acordo com o professor, existe um único cache, que fica no campus Cedeteg. “Eu implementei ele no Marco Geodésico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que é utilizado por todos os profissionais de Geodésica e Cartografia aqui da região, principalmente para o georreferenciamento de imóveis rurais. Então, o jogador tem que encontrar o tesouro e, com isso, ele vai aprender orientação e, também, vai entender para que serve esse Marco Geodésico, que está aqui no Campus”, explicou.
Um adepto do Geocaching na Unicentro é o acadêmico Marcos Schneider, do quarto ano do curso de Geografia. Ele começou a jogar no ano passado por indicação do professor Pelegrina e, desde então, passou a buscar caches também em outros lugares. “Eu comecei a jogar procurando o ponto que tem aqui no Cedeteg.O que me chamou mais a atenção, para que eu jogasse, foi conhecer essa nova ferramenta que, até então, eu não conhecia e descobrir um pouco mais sobre o ponto aqui, ver o que ele traz de informação e qual a localização dele”, contou.
Para o acadêmico, o jogo é uma boa ferramenta de entretenimento e, também, de aprendizado. “Porque todos sabemos que, atualmente, o uso de tecnologias está mais difundido. Todo mundo tem um celular, smartphone, tablet, e pode ser aproveitado o uso disso em função do ensino”, afirmou.
O jogo tem caráter colaborativo, então, também é possível inserir novos caches em diversos lugares. Para o professor Pelegrina, um outro objetivo de trazer o jogo para a Universidade foi incentivar que sejam criados mais caches nos pontos turísticos de Guarapuava. “A gente pode contar a história sobre a imigração ucraniana na cidade, sobre toda a imigração nas diferentes praças, a gente pode por no Parque do Lago, a gente pode por na rota da cevada. Enfim, incentivar que as pessoas daqui joguem e que os turistas que venham cidade possam também se divertir jogando aqui em Guarapuava”.
Se você se interessou pelo Geocaching e quer se tornar um explorador do jogo, o procedimento é bem simples: é só entrar no site www.geocaching.com, criar um conta e pronto. Você já pode começar a procurar pelos caches.