Temáticas atuais em destaque na programação da Semana de Medicina Veterinária

A 15. Semana de Medicina Veterinária (Semavu) está sendo realizada, ao longo de toda esse semana, no Campus Cedeteg. O evento tem organização do Centro Acadêmico do curso com apoio do Departamento Pedagógico de Medicina Veterinária.
A Semavu, segundo a presidente do Centro Acadêmico Daniela Patricia Tozzeto, tem como proposta promover a interação entre estudantes e profissionais. “O objetivo principal é fazer a integração entre os acadêmicos, professores e palestrantes, que vem de diversas cidades do Paraná e do Brasil. Buscar fazer contato com profissionais formados na área para incrementar a nossa formação profissional”, relata.
Uma das palestras da Semavu foi ministrada pelo médico veterinário Mario Henrique Alves, que é egresso da Unicentro. Ele conta que o tema – “A importância da apresentação discente: Repensando a universidade pública e desafios da profissão” – foi sugerido pelos próprios acadêmicos. “Eles não queriam uma palestra técnica, sugeriram uma abordagem mais voltada para a política, para a atuação e representação discente na universidade pública. Repensar a universidade pública e os desafios da profissão”.

Semana de Medicina Veterinária é organizada pelo Centro Acadêmico com apoio do Departamento Pedagógico (Foto: Coorc)

O estudante Guilherme de Oliveira Alves Possidonio está no quarto ano do curso e está é a quarta vez que participa da Semavu. Para ele, o evento oportuniza o encontro de estudantes com profissionais reconhecidos no mercado e traz assuntos voltados para áreas de interesse específicas. “Eu participei de um minicurso sobre Odontologia focada na Medicina Veterinária, tanto de animais de companhia como de animais exóticos. É um nicho de mercado que a gente pode adquirir conhecimento através da Semana Acadêmica”, avalia.
O chefe do departamento de Medicina Veterinária, professor Jaime Augusto Peres, corrobora que os minicursos e palestras foram pensados com temas diversificados para atender aos interesses da maioria dos acadêmicos. “A abordagem é na área médica. É sempre o que interessa a eles, vindo mais a área de Fisioterapia e Odontologia que estão despontando no momento. E a área que todo o ano tem um destaque maior que é a de reprodução animal”, detalha Jaime.
Para o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, a Semana Acadêmica é um complemento que se soma às atividades curriculares desenvolvidas durante a graduação. E o fato da organização do evento partir do Centro Acadêmico, para ele, valoriza o perfil do aluno, que passa a se envolver ainda mais com as ações voltadas para a formação profissional. “Quando o próprio aluno se engaja a fazer o evento, aquilo fica com maior valor na formação daqueles que organizam e também um comprometimento dos colegas para com o evento. É uma forma de incentivá-los a participar e é uma atividade excelente na Universidade”.