Conselho Consultivo tem reunião para planejar ações para o Campus Santa Cruz

Representantes de turma, dos Centros Acadêmicos, das Atléticas e do DCE foram convidados para a reunião (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A medida que as relações entre professores e alunos se estreitam, ter mais voz e liberdade de opinião têm se tornado uma das maiores necessidades dos acadêmicos. Frente a esse desafio, o Campus Santa Cruz implantou, ainda em 2016, o Conselho Consultivo, uma tentativa de aproximar acadêmicos, professores, funcionários e a direção do Campus Santa Cruz na tomada de decisões. Integram os Conselho representantes dos alunos de todas as turmas dos cursos de graduação ofertados no Campus, líderes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), dos Centros Acadêmicos e das Atléticas.
Na última reunião do Conselho Consultivo foram planejadas campanhas e propostas de ações para o Santa Cruz. “Foi uma reunião muito bacana, produtiva e nós criamos várias propostas de ações aqui para o Campus. Criamos comissões para trabalhar essas propostas”, avaliou o diretor do Campus Santa Cruz, professor Ademir Fanfa Ribas.
Entre os assuntos que marcaram as discussões dessa reunião estavam as campanhas relativas à economia de energia elétrica, ao uso de plataformas de acessibilidade, à realização da Feira do Livro e do Arraiá 2017, o projeto grafite no Campus, e ações de prevenção à violência.

Um dos pontos discutido foi o uso das plataformas de acessibilidade (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Janaína Ferreira da Silva é acadêmica do primeiro ano de Letras e participou do encontro como representante discente da turma. Segundo a estudante, os temas que mais chamaram sua atenção foram o uso das plataformas de acessibilidade e as ações de prevenção à violência. “Eu acho importante eles conscientizarem os outros alunos que aquilo lá não é um elevador, que é uma coisa importante para as pessoas terem acessibilidade. E, também, as ações contra a violência aqui nas ruas no entorno da Universidade. Eu acho muito importante porque a noite, aqui, é um deserto, a gente não tem para quem recorrer”.
Para cada uma das campanhas e ações planejadas foram formadas Comissões. A acadêmica de Publicidade e Propaganda Anna Gabriela Rodrigues, participa da Atlética de Comunicação Social e vai integrar três comissões. Para a estudante, o encontro foi uma boa iniciativa no sentido de ouvir os acadêmicos e discutir assuntos importantes a respeito do convívio diário. “Aqui a gente decide coisas que são para a nossa Universidade, para o nosso convívio”.
A reunião também serviu para que os estudantes discutissem a respeito de dificuldades funcionais do Campus Santa Cruz e para que possíveis soluções fossem pensadas para cada problema. Gabriela Gomes é acadêmica de Administração e classifica como construtivas as ações do Conselho Consultivo. “É sempre bom essas atividades que eles fazem de conscientização, não só dos acadêmicos, como da comunidade. E é importante nós estarmos incluídos nessas atividades para a gente fazer mais parte da Universidade, ser mesmo acadêmico da Unicentro”, defendeu.

Anna Gabriela (esq) representou a Atlética de Comunicação (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O Conselho Consultivo do Campus Santa Cruz se reuniu com os representantes discentes dos três turnos – manhã, tarde e noite. As reuniões foram realizadas no Jardim de Inverno do Campus Santa Cruz. Todas as ações discutidas na reunião serão executadas, de maneira conjunta, entre os acadêmicos e a direção do Campus. “Além de planejar nós vamos executar e fazer juntos, acho que isso que é fundamental”, salientou o diretor do Campus, professor Ademir Fanfa Ribas.