Audiência Pública no dia 8 de junho discutirá implementação do curso de Medicina na Unicentro

A convite da Câmara de Guarapuava, reitor Aldo atualizou as informações referentes à implantação do curso de Medicina (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A implantação de um curso de Medicina pela Unicentro, em Guarapuava, recorrentemente, volta a ser discutida pelas mais diversas áreas não só na cidade, mas também nos municípios da região. Agora, a Câmara de Vereadores de Guarapuava recolocou o assunto em pauta, no mês de abril, convidando o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, a comparecer a uma de suas sessões para prestar esclarecimentos sobre como está o processo para a implantação do curso, a tramitação e outras questões relativas à oferta de Medicina pela Universidade.
Em sua explanação, Bona detalhou a tramitação interna do projeto na Unicentro – desde a formação da Comissão, que contou com a participação de médicos de Guarapuava e da região, passando pelas discussões, até a aprovação do mesmo pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); de Administração (CAD); e de Universitário (COU). Reforçou que, atualmente, o processo está na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), aguardando sinalização positiva por parte do governador Beto Richa para que ele passe a tramitar internamente dentro das instância de Governo. Se aprovado pelo governador, ele deverá seguir, ainda, para parecer do Conselho Nacional de Saúde e para o Conselho Estadual de Educação.

Aldo Bona respondeu às questões dos vereadores, que ao final da explanação propuseram a realização de uma Audiência Pública (Foto: Márcio Nei dos Santos)

“Acima de tudo, procurei deixar muito claro que para a implantação e funcionamento do curso de Medicina, o Ato de Autorização deve vir acompanhado de outras autorizações, como a necessária liberação para a contratação de pessoal e de aporte de recursos de custeio no orçamento geral da Universidade. Sem isso, a Unicentro, com a sua realidade atual, não tem condições de dar início ao funcionamento desse curso. Reiterei, portanto, que é preciso que a autorização para o curso trate também dessa necessidade adicional relativa a todo e qualquer recurso necessário ao funcionamento da oferta em Medicina”, reforçou Aldo.
Ao fim da participação da Unicentro, os vereadores deliberaram pela realização de uma Audiência Pública, que foi marcada para o dia oito de junho, a fim de reunir as forças sociais e polítricas em apoio à implantação do curso de Medicina na Unicentro. Além disso, ficou acordado que até lá, o Gabinete da Reitoria da Universidade trabalharia na promoção da mesma discussão em outros municípios da região. “Em razão da Audiência Pública foram formados grupos que estão indo à prefeituras e câmaras municipais para esclarecer e difundir a oferta do curso de Medicina na Unicentro”, explicou o Pró-Reitor de Planejamento, professor Gilberto Franco de Souza.

O prefeito de Campina do Simão defende implantação do curso de Medicina para o desenvolvimento da região (Foto: Diego Canci)

Uma das primeiras cidades que recebeu a comitiva da Unicentro foi Campina do Simão, que fica a 70 quilômetros de Guarapuava. Lá, o Pró-Reitor de Planejamento e outros dois agentes da Universidade participaram de uma reunião com o prefeito da cidade, Emilio Altemiro Lazzaretti, e de um encontro com os vereadores na Câmara Municipal. Segundo o presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Expedito Frigo, os integrantes do legislativo municipal de Campina do Simão vão participar da audiência no dia 08 de junho. “Nós estamos precisando bastante de médicos e tendo esse curso, com certeza, nós vamos ter mais médicos na nossa região. Assim, eu vejo com muita importância a mobilização, pois através do povo, da presença popular, o Governo vai ver que é preciso e que nós queremos mesmo isso”, defendeu.
Para o reitor Aldo Bona, a implantação do curso de Medicina na Unicentro, em conjunto com a oferta da Faculdade Campo Real e com a abertura do Hospital Regional de Guarapuava, representará a consolidação de “um novo ciclo de desenvolvimento local e regional e a consolidação de Guarapuava como um centro de atenção à saúde de toda a região”.

2 Comentários

• Mais notícias sobre o Curso ?? Quero muito que tivesse Medicina, eu iria tentar entrar com centeza ,pois é mais perto da minha casa !

Sara Barros