Inscrições abertas para Programa de Mobilidade Nacional da Abruem

Conhecer lugares do Brasil pode ser muito significativo para a vivência acadêmica. Foi pensando nisso que universidades de todo o Brasil, afiliadas à Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), participam do Programa de Mobilidade Nacional, o PMN. A ação consiste na oferta de vagas para intercâmbio estudantil entre as 45 instituições afiliadas à Abruem.
O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, também é presidente da Associação e afirma que os ganhos que o intercâmbio proporciona aos acadêmicos são inestimáveis. “Não só do ponto de vista do conteúdo acadêmico, mas fundamentalmente da formação como ser humano”, defende.
Para esse segundo semestre de 2017, a Unicentro está oferecendo 93 vagas para receber estudantes de outras instituições. A Rúbia Ribeiro, por exemplo, é uma das duas alunas da Universidade Estadual do Amazonas que estão, nesse primeiro semestre, na Unicentro pelo Programa de Mobilidade Nacional da Abruem. “O motivo de fazer o intercâmbio foi vir em busca de qualidade de ensino e ele está me possibilitando isso”, explica.
Rubia diz que estudar na Unicentro permite que ela conheça, sem sair do Brasil, uma cultura muito diferente da sua. Além disso, ela destaca os ganhos acadêmicos, podendo participar de disciplinas e atividades que não são ofertadas na sua Universidade de origem. “A minha instituição não possui muitas estruturas e isso é uma das vantagens aqui da Unicentro”.
Já o Jean Gabriel Turco Castro, que é estudante do curso de Administração do campus de Irati da Unicentro, fez o caminho inverso. Ele está fazendo intercâmbio na Universidade do Estado de Santa Catarina. “A contribuição dessa mobilidade é, justamente, o resultado da observação que você faz. Ver como funciona as coisas em outros lugares, ver o que dá certo, o que não dá”, avalia.
O número de vagas ofertado para o processo de mobilidade, assim como os cursos, varia de instituição para instituição. Os acadêmicos da Unicentro interessados em participar do PMN têm até o dia 31 de maio para se inscreverem. O Edital completo com todas as vagas ofertadas pelas 45 universidades pode ser conferido no site da Abruem. O documento também indica quais são os trâmites que devem ser cumpridos pelos candidatos, como e onde se inscrever.
Para o responsável pelo programa na Unicentro, Miguel Sidenei Bacheladenski, a mobilidade acadêmica tem como principal característica a troca de experiências. “Os alunos participantes voltam para cá ou para a sua Instituição de origem como uma nova visão sobre o ensino superior, sobre o seu curso, sobre a Universidade em que está matriculado. Enfim, é enriquecedor”.
Na Unicentro, os alunos selecionados para participar do Programa de Mobilidade Nacional em outras Instituições afiliadas à Abruem ainda podem concorrer à bolsas de auxílio. A Universidade, através do Escritório de Relações Internacionais (ERI), oferece duas por semestre.