Departamento de Agronomia promove Ciclo de Palestras

Mais de setenta pessoas – entre estudantes e profissionais – estão acompanhando as palestras (Foto: Maíra Machado)

O desejo de todo acadêmico que está se preparando para iniciar a vida profissional é conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Pensando nisso, o Departamento de Agronomia da Unicentro organizou, pela segunda vez, um ciclo de palestras que tem como objetivo proporcionar que os futuros engenheiros agrônomos possam conhecer os processos de recrutamento de pequenas, médias e grandes empresas do setor agrícola. “O objetivo do Ciclo de Palestras é, basicamente, fornecer informações sobre o mercado de trabalho aos estudantes, para que eles tenham conhecimento sobre como está o mercado de trabalho e, princialmente, o processo de seleção para esse mercado”, contou o coordenador do evento, professor Leandro Alvarenga Santos.
Esse é o segundo ano em que a atividade é realizada. No ano passado, foram duas noites de evento e, neste ano, devido aos bons resultados obtidos na edição anterior, foram três noites de palestras. Ao todo, foram 72 inscritos, entre acadêmicos de Agronomia da nossa Universidade, de outras instituições de ensino e, também, profissionais da região.

A consultora Lilian Cadore foi uma das palestrantes (Foto: Maíra Machado)

Como o foco do evento é o mercado de trabalho, as discussões trazem, por exemplo, apontamentos sobre como elaborar um currículo profissional, o perfil o engenheiro agrônomo no setor comercial e também a relação da pós-graduação com o mercado de trabalho. A primeira palestra abordou o tema Marketing Pessoal e foi proferida pela consultora Lilian Cadore. “Não tem como separar a vida acadêmica da vida profissional. Os alunos precisam ir se preparando agora porque o estudante deixa uma marca dentro da sala de aula com os colegas e deixa uma marca com os professores que, muitas vezes, são os que indicam para um emprego ou uma vaga de trabalho”, destacou a palestrante.
Um dos participantes do ciclo de palestras é o acadêmico Emerson Eurich, do terceiro ano do curso de Agronomia. Ele já participou do evento no ano passado e, neste ano, fez questão de se inscrever de novo. Para o estudante, a atividade é uma chance para conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho. “É uma oportunidade muito boa porque afere muitos conhecimentos sobre o mercado de trabalho e também porque as empresas poderão mostrar um pouco do que elas vêm fazendo”, afirmou.