Curso de Letras da Unicentro promove aula inaugural

A aula inaugural, realizada no campus Santa Cruz, foi transmitida online para Coronel Vivida e outras seis cidades que ofertam, na modalidade a distância, o curso de Letras (Foto: Diego Canci)

O Departamento de Letras da Unicentro promoveu uma aula inaugural. A atividade foi realizada no campus Santa Cruz, mas a programação foi apresentada também para os acadêmicos do campus avançado de Coronel Vivida e dos seis polos de educação à distância que possuem o curso de Letras, via transmissão em tempo real.
Segundo a chefia departamental, o objetivo da ação foi aproximar os calouros dos professores, dos colegas e também da própria universidade, além de apresentar as oportunidades que o curso oferece e explicar o que faz o profissional da área de Letras. “A fala de hoje é mais no sentido, justamente, de interação e reflexão sobre duas temáticas especiais, que são o profissional de Letras e a questão do ser professor, a questão de ensino”, explicou a vice-chefe do Departamento, professora Sonia Merith Claras.
Para professora Sonia, é importante que os acadêmicos não fiquem apenas em sala de aula, mas possam sentir como é a rotina em uma universidade, conhecendo as oportunidades que eles têm durante a graduação. “Nossos alunos precisam ter um momento especial, diferente daquela rotina da sala de aula. É um momento dos alunos se sentirem mais parte da Universidade, conhecerem os programas que a Instituição têm e oferece, as oportunidades que eles têm ao longo do curso”, destacou.

Os acadêmicos lotaram os espaços para conferir as informações transmitidas na aula inaugural (Foto: Diego Canci)

Entre os acadêmicos, a aula inaugural teve uma boa aceitação e foi importante para tirar algumas dúvidas. “Eu acho que fundamental a gente ser qualificado sobre o objetivo do curso, e uma coisa que está sendo explicada agora é que, as vezes, a gente entra para fazer o curso e não sabe exatamente o que é. Por isso, é importante a explicação sobre o que é Letras e o que é Literatura”, comentou o calouro de Letras Inglês, Victor Hugo Moura Girard.
Para o estudante Carlos Artur Silvestre Gomes, que está no terceiro ano de Letras Português, ações como essa ajudam na integração, principalmente, de quem está chegando. Elas também são importantes para incentivar a busca por outras oportunidades dentro da graduação. “Abrir portas e conhecimentos para os alunos que entram. Assim, eles trabalham, podem conhecer e fazer extensão também em outras áreas. Isso é de grande valia para o curso, para os acadêmicos e toda a comunidade”, observou ele, que atuou como monitor durante o evento.
O curso de Letras na Unicentro é oferecido em duas modalidades no Campus Santa Cruz: Letras Inglês e Literaturas da Língua Inglesa e Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa, que também é oferecido no Campus Avançado de Coronel Vivida e nos polos de educação à distância das cidades de Céu Azul, Goioerê, Iretama, Ivaiporã, Pato Branco e Reserva.