Thomas Mann e a literatura alemã são tema da aula inaugural do Mestrado em Letras

Com o intuito de promover a interação entre os alunos no início de mais um ano letivo, os cursos da Unicentro promovem, ano a ano, as aulas inaugurais. Geralmente, nesses eventos, é falado um pouco sobre o curso e são ministradas palestras de interesse dos alunos. Para os acadêmicos do Mestrado em Letras, 2017 começou com uma palestra sobre literatura alemã, ministrada pelo professor-pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de Curitiba, Paulo Soethe.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação, professora Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, conta que, preferencialmente, os convidados do Mestrado são outras instituições de ensino superior paranaenses, como uma forma de promoção do intercâmbio entre as universidades. “Costumeiramente, a gente convida professores para que nossos alunos tenham uma visão das universidades co-irmãs, principalmente as aqui do Paraná”.
O professor Soethe trabalhou com os acadêmicos a obra do escritor alemão e Nobel de Literatura em 1929, Thomas Mann. O pesquisador lembrou que a mãe de Thomas Mann era de origem brasileira, o que, segundo o ele, tornava a relação do autor com o Brasil bastante estreita. “Há uma série de contatos entre a obra, a vida, a atuação social e política dele com a origem brasileira”, afirmou.
Soethe procurou encorajar os alunos do Mestrado em Letras a estudar os grandes literatos, que tenham algum tipo de relação com o Brasil. O mestrandro Mariel Oliveira, por exemplo, ficou impressionado com a riqueza documental e de memórias apresentadas na palestra de Soethe. “Envolve estudos culturais, envolve bastante a questão de lingüística, tradução e literatura, enfim, um trabalho completo… Acredito que deixou um exemplo muito bom para minha vida acadêmica”, sintetizou.
O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bonna, também esteve presente na Aula Inaugural. Para ele esses são momentos fundamentais já que trazem outras vivências acadêmicas para serem partilhadas com a comunidade da Unicentro. “É uma oportunidade riquíssima para o aprofundamento. A troca de experiências leva ao fortalecimento dos nossos programas de pós-graduação e a qualidade cada vez maior da nossa Universidade”.