Inscrições para o Mestrado em História podem ser feitas até o dia 30

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unicentro está com inscrições abertas para o processo seletivo de alunos regulares para a Turma 2017. Os interessados podem se cadastrar até o próximo dia 30. O processo é todo online, feito através do site www.unicentro.br/ppgh. O coordenador do programa, professor Oseias de Oliveira, explica que o Mestrado de História difere um pouco dos demais porque possui um sistema de ingresso no meio do ano. A previsão é que a nova turma tenha as primeiras aulas em agosto.
“Para se inscrever”, detalha Oseias, é necessário que o aluno seja um egresso, ou seja, tenha um curso superior completo. A partir disso, ele pode acessar a página do programa e por meio de dois documentos basicamente simples, que é o Currículo Lattes e o projeto de pesquisa, ele inicia seu processo de inscrição”, acrescenta.
O processo seletivo é dividido em três etapas. A primeira consiste na análise do projeto de pesquisa, quando é verificado se este está de acordo com a área de concentração e com as linhas de pesquisa do Programa, e se é um projeto viável para execução dentro do Mestrado. Em seguida, é publicado edital convocando os candidatos que farão a prova escrita. A última etapa é a de arguição, o momento de entrevista com a comissão de seleção. Mas essa sistemática vale para os candidatos brasileiros. Para os estrangeiros, a seleção é diferenciada. “Boa parte das etapas desta modalidade do processo de seleção não são presenciais, são feitos por um sistema que inclui a possibilidade de videoconferência, de relações por e-mail, é outro modelo de processo”, complementa Oseias.
O Programa de Pós-Graduação em História da Unicentro tem como área de concentração “História e regiões”. Para o professor Oseias, essa reflexão sobre regiões é muito pertinente, já que, teorica e conceitualmente, permite uma pluralidade de pesquisas. “Têm muitas possibilidades de pesquisa dentro da temática de regiões, que vão desde práticas sociais, simbólicas, vinculadas a espaço ou, então, a narrativas. Quando falamos de regiões, não significa especificamente o espaço circunscrito ou delimitado, mas pode ser um espaço decorrente de uma prática, de uma relação simbólica, de um discurso, ou de uma relação narrativa”.
Dentro da área de concentração do PPGH há duas linhas de pesquisa. A primeira é caracterizada como “Espaços de práticas e relações de poder”, e nesta linha estão englobados estudos de espaços relacionados a etnicidade, imigrações, migrações, religiosidade, relatos de espaços, experiências, ruralidades, urbanidades, populações tradicionais e grupos dos mais variados. Na outra linha, “Espaços simbólicos, ambiente e corporeidades”, estão as pesquisas vinculadas ao corpo, espaços de saber, relações de gênero, diversidade, saúde, educação e doenças.
“Gostaria de reforçar que a possibilidade do Mestrado em História na Unicentro representa um ganho muito grande para a comunidade em geral. É um programa que tem a reflexão concentrada na História, mas é destinado a egressos que podem ser de vários outros cursos, principalmente, da área da Educação, e que tenham uma proposta de reflexão que esteja envolvida com uma dessas linhas de pesquisa. Ele é da área de História, mas destinado a egressos de cursos superiores”, finaliza Oseias.