Cuidados com a voz são destacados em ação promovida pelo Departamento de Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia da Unicentro realizou ações em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado nesse mês de abril. Entre as atividades desenvolvidas por acadêmicos e professores estavam ações de conscientização, aplicação de questionários, exibição de banners sobre o tema nos semáforos da cidade e teste de qualidade de voz.
“16 de abril é o Dia Mundial da Voz e nós, do curso de Fonoaudiologia, usamos essa data como um marco no ano para desenvolver trabalhos de conscientização com a população da cidade, levando dados sobre a saúde vocal e orientando as pessoas a se prevenirem e também procurarem assistência, caso observem que sua voz já apresenta algum problema”, detalha a professora Larissa Siqueira, uma das coordenadoras da ação, ao explicar a importância de levar informações sobre saúde vocal para a população,

Além de orientações, população também recebeu água e maçãs (Foto: Raphael Gierez)

A ação, que é promovida pelo curso de Fonoaudiologia anualmente, em 2017, contou com uma novidade em relação aos anos anteriores: a realização de testes de saúde vocal no local da intervenção e com resultado imediato. O exame funciona como um primeiro passo para identificar problemas vocais.
“O software identifica o tom de voz e aponta se está dentro do padrão para mulher, homem e criança. Além disso, ele identifica se há rouquidão na voz e outros problemas. Então, é um primeiro passo para quem quer procurar uma melhora vocal”, explica, sobre o funcionamento do teste, a chefe do Departamento de Fonoaudiologia, professora Ana Paula Dassie Leite.

Durante a atividade, também foram distribuídas maçãs e água para a população. A motivação dessa ação, segundo a professora Larissa, tem respaldo científico. “A água e a Maçã são importantes ferramentas para o ser humano cuidar de suas cordas vocais. A água lubrifica as cordas e a maçã tem uma função adstringente, ou seja, ajuda a limpar nosso sistema vocal”, esclarece.

Mesmo com a correria do dia a dia, a ação foi bem recebida pela população abordada pelos alunos no centro de Irati. “A gente tinha receio de não conseguir a atenção da população com o tema, mas pelo contrário. Todos foram muito receptivos e até nos parabenizaram pela atitude, pois poucos param para pensar sobre o tema”, relata Silvia Loretta, uma das estudantes que participou da ação.

O teste de saúde vocal, aplicado pela professora Ana Paula, é o primeiro passo para identificar problemas de fala (Foto: Raphael Gierez)

A professora Ana Paula Schefer, que foi abordada pelos alunos, lembra que, mesmo usando muito a voz durante as aulas, não costuma tomar muitos cuidados. Porém, a partir do alerta dos acadêmicos, ela afirma que pretende melhorar seus hábitos. “Pela profissão, uso minha voz o dia todo e, por vezes, a gente fica cansada, rouca, mas não leva essa preocupação a sério, e isso pode ir piorando. Então, gostei muito dessa ação e, a partir de agora, vou passar a tomar bem mais cuidado com minha saúde vocal”.
A avaliação positiva da atividade é da população e também de quem participou, como a estudante do segundo ano do curso de Fonoaudiologia da Unicentro, Ana Carolina Keil. “A gente sempre tem uma visão mais teórica da profissão dentro da universidade. Então, é muito legal quando o Departamento realiza esses projetos. É uma chance de ter o contato direto com as pessoas que a gente em pouco tempo vai ver quando estivermos no mercado de trabalho”.
Se você notou qualquer alteração vocal pode procurar a Clínica-Escola de Fonoaudiologia, ligada ao curso, que funciona no campus de Irati. A avaliação e o atendimento são gratuitos. Agendamentos e informações pelos telefones (42) 3421-3224 ou 3421- 3228.