Ações de internacionalização do Setor de Humanas de Irati são destaque em Aula Inaugural

Mesa-redonda apresentou os principais resultados de viagem a Polônia (Foto: Marina Lukavy)

Para apresentar as ações de internacionalização e congregar os alunos, o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla), do campus Irati da Unicentro, realizou uma Aula Inaugural. Além de apresentar os resultados de uma viagem feita através do Núcleo de Estudos Eslavos (Nees), a aula buscou aproximar os três departamentos do Sehla: Letras, História e Pedagogia.
A diretora do Setor, professora Regina Chicoski, destaca que o Sehla tem crescido em termos de projetos interdisciplinares, e com um viés muito forte na internacionalização. “No ano passado, nós tivemos uma equipe que foi a Polônia, resultante de um convênio, e tivemos professores nesta comitiva dos três departamentos e alunos. Com isto, em um dos nossos Consets (Conselho de Setor), avaliamos que de fato é um projeto que cresceu e é uma ação que congregou todos os departamentos do Setor, o que não é algo simples, e consideramos que esta ação merecia uma visibilidade maior, mostrar para os alunos novos que estão chegando de que forma eles podem estar inseridos neste contexto”, acrescenta Regina.
A viagem para a Polônia foi realizada através do Nees, e para falar do intercâmbio entre pesquisadores da Unicentro e de universidades polonesas, os professores Marileia Gärtner, Luciane Trennemphol da Costa, Ancelmo Schörner e a bolsista Sonia Niewiadomski participaram de uma mesa-redonda. A professora Marileia, que é também a coordenadora do Nees, conta que um dos resultados da viagem é a participação de professores da Universidade de Varsóvia no segundo Fórum da Cultura Eslava, que será realizado em maio, nos campi de Irati e Santa Cruz.

Regina Chicoski lembrou da importância de unir o Sehla através de ações interdisciplinares (Foto: Marina Lukavy)

“Esta comitiva estava constituída por professores dos três departamentos do Sehla e foi uma viagem específica do Nees. Um momento em que visitamos universidades parceiras, participamos de eventos e também estabelecemos alguns convênios que nós já estávamos dialogando com estas três universidades da Polônia. E desde o retorno, nós víamos como necessário ter um espaço para dialogar e contar para alunos e professores do Sehla os resultados dessa viagem”, explica Mariléia.
Além da apresentação das ações do Nees, os chefes dos três departamentos do Sehla – Ana Maria Rufino Gilles, de História; Edson Santos Silva, de Letras; e Nelsi Pabis, de Pedagogia – tiveram um momento para falar sobre cada um dos cursos. Para o professor Edson, a Aula Inaugural permite que alunos e professores possam olhar para o que se passa no curso do colega, além de conhecer os laboratórios e programas com possibilidade de atuação.
“Acho que é fundamental esse tipo de experiência e deve se repetir porque uma coisa é fato, a internacionalização é um dado já posto na universidade, precisamos dele e sem ele não vivemos mais. Mas, as vezes, me preocupo com o seguinte: nós estamos muito bem com a internacionalização, mas e com o nosso companheiro que está ao lado? Então, este tipo de evento é importante para congregar, para mostrar que de fato nós estamos trabalhando no diapasão da interdisciplinaridade, ou seja, o envolvimento de várias áreas e de disciplinas diferentes, e é isso, porque o conhecimento não é uno, o conhecimento vai pegando setinhas aqui, ligando com aquilo lá. Então, acredito que eventos como esse são sempre muito bem-vindos”, finaliza Edson.