I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação / I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação

De 21 a 23 de junho

Início

21 de junho de 2017 - 09:00

Término

23 de junho de 2017 - 18:00

Endereço

Unicentro - Campus Santa Cruz   Ver mapa

Considerando que a Educação Especial perpassa todos os níveis de ensino, deve-se considerar que há uma necessidade eminente em atender um público muito específico que são os alunos que possuem altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino comum, seja na educação infantil, ensino fundamental ou médio.

Neste sentido, busca-se com a realização do I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação e I Jornada sobre Altas Habilidades/Supertodação apontar caminhos para outros eventos que promovam a formação continuada de professores numa perspectiva inclusiva.

Considera-se este um evento pioneiro, uma vez que será o primeiro a discutir especificamente a avaliação; o atendimento educacional especializado; encaminhamentos pedagógicos em sala de aula comum a esta parcela do público alvo da educação especial, tão pouco reconhecida no cotidiano escolar. Deste modo, pretendemos que a universidade, por meio da pesquisa, ensino e da extensão, proporcione o enfrentamento desta questão, sendo pioneira na organização de um evento específico na região Centro-sul do Paraná, com a participação de profissionais da equipe técnico pedagógica do Núcleo Regional de Educação do Estado do Paraná, possibilitando a divulgação das pesquisas realizadas pelos programas de Pós-Graduação em Educação da Unicentro, linha de pesquisa Diversidade, Educação e Cultura e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, linha de Cognição, desenvolvimento Humano e Aprendizagem.

Não obstante a isso, pretende-se igualmente lançar questões importantes, por meio da Conferência de Abertura com a prof. Dra. Cristina Costa Lobo, que nos alegra com sua presença, fruto do Convênio de pesquisa firmado entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil (Departamento de Pedagogia e PPGE) e a Universidade Portucalense, Portugal (Departamento de Psicologia e a Equipe de Pesquisa em Superdotação e Criatividade, coordenada pelo Prof. Dr. Leandro Almeida, Universidade do Minho, Portugal).

Objetivo Geral do Evento: Prover um fórum amplo para debates e projetos de cooperação nacional e internacional na área de Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD) para a avaliação de superdotados nas diferentes áreas, inclusão social, escolar e ampliação do atendimento especializado na rede municipal e elaboração de parcerias em pesquisas, projetos de extensão e formação de professores e áreas afins.

Objetivos Específicos:

  1. Congregar a comunidade científica, empresarial e governamental com interesse na temática de Criatividade e talento, principalmente aplicada a Educação e Comunicação, promovendo a integração entre estas comunidades.
  2. Promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e pesquisas sobre o tema Criatividade, afetividade e inteligências e seus desdobramentos;
  3. Promover o estabelecimento de redes de colaboração na temática do evento;
  4. Reunir pesquisadores, educadores, demais profissionais das áreas da educação, saúde e psicologia, familiares e pessoas com Altas habilidades para facilitar o intercâmbio de informações relevantes;
  5. Instigar a elaboração de um currículo criativo para o município de Guarapuava e região e a ampliação do atendimento especializado;
  6. Promover a criação de uma revista científica nacional para divulgação dos trabalhos de investigação sobre Criatividade e superdotação.

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Dra. Carla Luciane Blum Vestena
Dra. Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby
Dra. Jamile Santinello
Prof. Doutoranda Bernadete de Fátima Bastos Valentim
Ana Caroline das Neves
Profa. Doutoranda Juliana Berg
COMISSÃO CIENTÍFICA:

Presidente: Prof.ª Dra. Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby

Membros
Prof.ª Me. Juliana Berg
Pro.ª Me. Sabrina Plá Sandini
Prof.ª Me. Simone Maria de Bastos
Prof.ª Me. Carla Sant’Ana de Oliveira
Prof.ª Dra. Carla Luciane Blum Vestena
Prof.ª Me. Carla Maria de Schipper
Prof.ª Dra. Clarice Linhares
Prof.ª Dafne Breda
Prof.ª Dra. Rosângela Abreu do Prado Wolf
Prof. Me. Márcio Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *