I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação / I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação

De 21 a 23 de junho

21 de junho de 2017 - 09:00

Término

23 de junho de 2017 - 18:00

Unicentro - Campus Santa Cruz   Ver mapa

Considerando que a Educação Especial perpassa todos os níveis de ensino, deve-se considerar que há uma necessidade eminente em atender um público muito específico que são os alunos que possuem altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino comum, seja na educação infantil, ensino fundamental ou médio.

Neste sentido, busca-se com a realização do I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação e I Jornada sobre Altas Habilidades/Supertodação apontar caminhos para outros eventos que promovam a formação continuada de professores numa perspectiva inclusiva.

Considera-se este um evento pioneiro, uma vez que será o primeiro a discutir especificamente a avaliação; o atendimento educacional especializado; encaminhamentos pedagógicos em sala de aula comum a esta parcela do público alvo da educação especial, tão pouco reconhecida no cotidiano escolar. Deste modo, pretendemos que a universidade, por meio da pesquisa, ensino e da extensão, proporcione o enfrentamento desta questão, sendo pioneira na organização de um evento específico na região Centro-sul do Paraná, com a participação de profissionais da equipe técnico pedagógica do Núcleo Regional de Educação do Estado do Paraná, possibilitando a divulgação das pesquisas realizadas pelos programas de Pós-Graduação em Educação da Unicentro, linha de pesquisa Diversidade, Educação e Cultura e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, linha de Cognição, desenvolvimento Humano e Aprendizagem.

Não obstante a isso, pretende-se igualmente lançar questões importantes, por meio da Conferência de Abertura com a prof. Dra. Cristina Costa Lobo, que nos alegra com sua presença, fruto do Convênio de pesquisa firmado entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil (Departamento de Pedagogia e PPGE) e a Universidade Portucalense, Portugal (Departamento de Psicologia e a Equipe de Pesquisa em Superdotação e Criatividade, coordenada pelo Prof. Dr. Leandro Almeida, Universidade do Minho, Portugal).

Objetivo Geral do Evento: Prover um fórum amplo para debates e projetos de cooperação nacional e internacional na área de Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD) para a avaliação de superdotados nas diferentes áreas, inclusão social, escolar e ampliação do atendimento especializado na rede municipal e elaboração de parcerias em pesquisas, projetos de extensão e formação de professores e áreas afins.

Objetivos Específicos:

1. Congregar a comunidade científica, empresarial e governamental com interesse na temática de Criatividade e talento, principalmente aplicada a Educação e Comunicação, promovendo a integração entre estas comunidades.
  2. Promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e pesquisas sobre o tema Criatividade, afetividade e inteligências e seus desdobramentos;
  3. Promover o estabelecimento de redes de colaboração na temática do evento;
  4. Reunir pesquisadores, educadores, demais profissionais das áreas da educação, saúde e psicologia, familiares e pessoas com Altas habilidades para facilitar o intercâmbio de informações relevantes;
  5. Instigar a elaboração de um currículo criativo para o município de Guarapuava e região e a ampliação do atendimento especializado;
  6. Promover a criação de uma revista científica nacional para divulgação dos trabalhos de investigação sobre Criatividade e superdotação.

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Dra. Carla Luciane Blum Vestena